06 fevereiro 2014

Livros e Journals para estimular a criatividade e se manter inspirado

16 comentários





















Quem nunca passou por um bloqueio criativo que atire a primeira pedra, não é? Não é nada anormal ficar dias e dias sem saber o que postar no blog, desenhar, escrever ou desenvolver qualquer outra tarefa que envolva a criatividade. Há um tempo eu comecei a perceber o quanto os livros podem ajudar nessas horas. Além dos "normais", que nós lemos, existem também os interativos (ou jornals), que nós desenvolvemos a partir do que for proposto pelo autor. Existem várias obras que atendem aos quesitos: manter-se criativo/estimular a criatividade.  Então pensando nisso eu decidi fazer uma união das obras assim que eu já conhecia, além de outras que eu pesquisei para indicar aqui pra vocês!

1. Destrua este Diário/ livros da Keri Smith
Como contei nesse post: aqui. Além do Destrua este Diário a Keri Smith tem vários outros livros nesse mesmo estilo, mas que ainda não foram traduzidos pro português. No entanto vale a pena comprar o DED (aguardem posts esse mês de como está ficando o meu!), e também os outros pra quem sabe um pouquinho de inglês - ou corre pro google tradutor hehe. Como eles tem várias propostas diferentes, vamos estimulando nossa criatividade a partir dos desafios de destruir, errar, etc.

2. Roube como um Artista
Conheci esse livro a partir de uma resenha no Conspirantes , e assim que li fiquei com muita vontade de lê-lo. O autor da dicas de criatividade, e o conceito do livro é aquele ditado básico "nada se cria, o negócio é copiar". Pela resenha que li/o que ouvi por ai sobre o livro, acho que vale a pena dar uma chance.

3. Carpe Diem Journal
Além de uma agenda ou notepad, esse journal tem mensagens fofas e design que inspiram. A ideia (pelo que eu entendi pesquisando), é se organizar com o auxílio de algo inspirador. Fora o significado do título.

4. My Wonderful World of Fashion - My Even More Wonderful World of Fashion
Para quem gosta de moda, provavelmente esses vão ser os livros mais legais da lista. A designer que criou o MWWOF e sua continuação, propôs desafios bem interessantes. Criar estampas diferentes, desenhar um modelo de sapato ou bolsa, dentre tantas outras propostas.

5. Q & A a Day
A ideia aqui é que você registre todos os dias por cinco anos respostas as perguntas do livro. A brincadeira é perceber se ao longo dos anos suas respostas mudaram ou não. Já que você respondera diariamente (só que em anos diferentes) a mesma pergunta para tal dia do mês. Para ter um registro do que você pensava e ver como mudou (ou não), é algo bem criativo.

6. One Line a Day/ One Stech a Day
Como no "Q & A a day", você fará registros por cinco anos, mas ao invés de perguntas você fará algo mais pessoal ou livre. O One Line a Day pede para que você escreva algo importante que tenha acontecido naquele dia. Já o One Stech a Day é apenas diário por um ano, e logo que você desenhe todos os dias, você poderá ver a sua evolução e praticar.

7. Palavra por Palavra
Como disse no último post, do resumo de janeiro, esse livro é sobre redação. Mas repito; não parece um simples livro de redação. É como se ao mesmo tempo que te dá dicas de escrita, a autora também desse conselhos de vida. Os capítulos, o desenvolvimento,amei tudo. Ainda não terminei, no entanto pra quem escreve super indico. É ler um capítulo e sentir vontade de escrever haha (aguardem resenha!).

8. 642 things to Write About
O autor propõe aqui 642 temas para você escrever sobre. São temas bem variados e a partir deles você deve escrever algo. É um desafio de escrita bem instigante.

9. 642/712 Things to Draw
Essas são as versões do 642 Things to Write About para quem gosta de desenhar. A proposta é a mesma: temas variados e o desafio de que você desenvolva um desenho de cada um. Além do primeiro (642), também existe essa outra versão com 712 novas propostas de desenhos.

10/11. Livros do Listography
Você provavelmente já deve ter ouvido falar do Listograpy, um site que permite que você se organize a partir de listas que são armazenadas nele. Os livros também são compostos por listas que você preenchera, a diferença são as propostas de cada um. Algumas por exemplo:
Travel Listography: para armazenar memórias de viagens e inspira-las.
Listography: uma espécie de autobiografia.
My Future Listography: a ideia é que você coloque seus desejos para o futuro, planos, sonhos e etc.
Outros tem como temática filmes, música, namoro, família...

E então, gostaram da ideia desses livros e journals? Acham que eles realmente podem inspirar? Eu acredito que sim, fazendo algo diferente como o que eles sugerem provavelmente você vai se manter criativo. Qual vocês mais gostaram? Já conheciam algum? Conhecem outro que segue esse estilo? Comentem!

16 comentários:

  1. Livros por si só já são uma fonte inesgotável de aprimorar a criatividade, quem nunca imaginou um personagem ou um lugar, apenas lendo aquelas palavras motivadoras que nos envolvem de forma mágica?! Nossa, Mídria, nunca fiquei sabendo sobre nenhum desses livros e a ideia é bem genial, imagina só!? Livros que dão dicas práticas de tentar ter uma vida um pouco mais divertida e interessante, mas eu preciso ler pelo menos um deles para saber se realmente me agradarão, já até pesquisei sobre alguns que me agradaram.. Estava com saudades de você, garota! Tentava acessar teu blog e não conseguia, e finalmente consegui!!! Gostei muito do Layout e principalmente do conteúdo! Abraços, e vou voltar sempre (sou intrometida mesmo, ram).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza os livros nos inspiram, e muito. Sim, esse conceito é ótimo! As propostas são bem bacanas, bem fácil gostar de algum :3 Também estava Mel <3333333333 Ele voltou faz um mês e meio haha Obrigada <3 Volta sim, I love intrometidas, I am intrometida haha

      Excluir
  2. Ah,adorei o post, vou anotar alguns depois! Mas o roube como um artista já está na minha wishlist, Midria!
    Beijô!

    minhassingularidades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu! Anota sim. Ah, sério? Também está na minha, adorei a ideia dele <3 Beijo!

      Excluir
  3. Adorei conhecer novos journals. Ontem mesmo comprei meu Destrua Este Diário :D
    Mas quero um Q & A a Day, One Line a Day, Palavra por Palavra, 642 things to Write About e todos esses do Listography. HAHAHAHA
    Beijo.

    Hi my name is Camila!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AH, fico feliz que tenha gostado! Como não querer todos? UEHUEHEUH Beijo!

      Excluir
  4. Eles são bons pra desenvolver a criatividade e ainda são uma fonte de diversão. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  5. Oii!
    AAAA Quero todos dessa lista! Eu tenho o destrua este diario já, pena q esses outros nao tenham a versão em portugues =/
    Adorei o seu blog, seguindo já
    bjoos
    http://milkandchoc.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero haha Realmente, mas tenta lê-los em inglês, não deve ser muito difícil! Obrigada! Bj!

      Excluir
  6. Quero todos, amo esse tipo de leitura que é preciso interagir haha' ♥

    http://historiaimperfeita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Midria,
    Achei o seu blog do DDM.
    Eu nunca consigo manter um blog por mais de alguns meses por esse motivo: bloqueio criativo. Mas além dele, a preguiça de tirar fotos me mataaaaaaaaaaaaaaa.
    Estou seguindo
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ysadora, AH, QUE LEGAL <3 DDM life style UEHUEH
      Tenho muitos bloqueios, por isso não atualizo o blog com muita frequência também. Fotos são um bicho de sete cabeças as vezes. Obrigada <3 Beijo!

      Excluir
  8. Como meu namorado é designer gráfico eu decidi dar algo criativo de presente para ele, e foi dessa "Things to Draw" que eu comprei, mas eu comprei um calendário, o 365 Things to Draw. hehe Adorei o post, bem diferente c; Beijo, http://infectedbyculture.blogsot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem tudo a ver com ele! Deve ser legal em formato de calendário também :3 Obrigada! Beijo!

      Excluir