09 junho 2014

Projeto: Change Your Bad Habits

9 comentários

Desde o começo do ano, meu período da escola mudou da manhã para noite. Por conta disso acabei adquirindo vários hábitos ruins. No começo acordar tarde, passar a madrugada na internet e tudo mais... Era até aceitável. Um "descanso" pelos quatro anos acordando cedo. Mas então o que era pra ser algo legal se tornou um hábito muito ruim e que desencadeou outros quase tão ruins. Passei a ter diversas manias que confesso fazerem meu dia além de menos produtivo, menos satisfatório.
Depois de pensar um pouco sobre isso e ler um post do Conspirantes (this one), acabei chegando a conclusão de que eu poderia mudar/tirar esses maus hábitos da minha vida. Listei tudo aquilo que tornava meu dia não tão bom assim (e que claro, dependesse só de mim para mudar). E mais uma vez concluí que: I CAN DO IT!!! Mesmo tendo hábitos bem persistentes se eu me empenhasse poderia muda-los. Então... Eis a lista de meus hábitos ruins (e maneiras para muda-los):
  1.  Acordar depois das 10:00 = Acordar até as 9:00.
  2. Não tomar café da manhã = Tomar café da manhã todos os dias, com frutas, afins.
  3. Ligar o computador logo depois de acordar = Determinar meus horários de uso.
  4. Não fazer nada "significativo" durante a maior parte do dia = Entrar em um novo curso/trabalhar/encontrar um atividade pelas manhãs.
  5. Ler poucos livros = Estabelecer metas de leituras semanais (2 livros por semana).
  6. Não postar no blog com frequência = Postar de dois em dois dias ao menos, cumprindo uma agenda mensal de posts.
  7. Passar tempo demais no mundo virtual = Determinar as funções do meu uso da internet, focar nas mais importante.
  8. Chegar da escola e ir em seguida para o computador = Ler um livro depois da escola.
  9. Não tomar remédios no horário certo = Preparar despertadores no celular.
  10. Ir dormir depois da 00:00 = Ir dormir até 00:00.
  11. Não manter a organização do meu armário = Organiza-lo uma vez por semana.
Lista da vergonha, mas ok hehe A ideia que eu tive foi: começar um projeto (ou desafio) para mudar esses hábitos. Não de maneira radical, mas gradativamente. Reformulando minha rotina, sacam? E pra melhorar, usar um sistema de substituição. Ou seja: adquirir um novo hábito no lugar desse, mas que seja bom.
Além da minha motivação pessoal de ter uma vida mais "produtiva", recebi também o apoio da linda da Sabrina (colunista de textos divões no CO, alguns por aqui). Ela super topou a ideia e formulou uma lista própria também:
  1. Pular refeições = Fazer as 3 refeições principais do dia, todo dia.
  2. Grude no celular = Definir as atividades pra fazer com o Wi-fi, definir horários para lazer/conversas no celular.
  3. Roer as unhas = Fazer as unhas toda semana/Não tirar o esmalte/ Descobrir o gatilho da vontade de roer e resolve-lo quando vier.
  4. Dormir tarde fazendo lição = Fazer as lições no prazo, dormir 9 horas por noite.
  5. Comer tanta carne = Vegetarianizar mais vezes.
Super convido vocês pra participarem também. E pra esclarecer todas as dúvidas, elaborei alguns tópicos/instruções sobre o projeto:
  • Inscrições - Pra eu ter uma noção melhor de quem participa e afins, criei um formulário pra vocês preencherem. Assim sei que participa. Ele estará no fim do post :D E também criei um grupo no Facebook: esse aqui. Não esqueçam de preencher e de participar, combinado? O prazo que elaborei pra inscrição é até dia 20.
  • Duração - Por conta da Copa do Mundo e tudo mais, sei que a maioria das pessoas estão de férias. Então faremos o seguinte: no fim do período de inscrições começamos o projeto. Mas ele será dividido em duas etapas. Etapa 1: inserir os novos hábitos a nossa rotina. Essa etapa irá até o fim das férias (no grupo aviso quando esse período terminar, e todos os outros passos do projeto). Uma coisa mais tranquila já que estamos fora do nosso "ritmo habitual". E Etapa 2: quando as férias acabarem, colocar o projeto realmente em prática, já que teremos voltado a nossa rotina normal. 
  • Sistema de substituição - A ideia que eu já tinha em mente (e que a gratíssima Sabrina reforçou), foi a de estabelecermos um sistema de substituição de hábitos. Bem simples: substituir seus hábitos ruins por bons. Ex que a própria Sa deu: "Parar de comer doce" vira 'Comer mais verdura/no horário certo/aprender receitas pra compensar o açúcar, etc". Entenderam? 
  • Definição da lista - Uma coisa importante a ressaltar: não coloquem na lista hábitos que não dependam de vocês para mudarem. Coisas além do seu "poder" como mudar de casa, ou sei lá, começar a namorar. Garotas pé no chão, ok? hehe


Enfim, é isso. Espero que vocês façam também, é algo simples mas que creio que possa dar um up básico na vida ;D Não esqueçam do preenchimento do formulário! E caso conheçam alguém que gostaria de participar, indiquem também! E ai, curtiram a ideia?

9 comentários:

  1. aiaia, eu também acordo depois das 10h00, fico muito tempo na net, não faço muitas coisas por dia :X Só leio muitos livros, uerheuru
    Eu até poderia participar, já que nessas férias vou estudar MUITO mesmo, mas acho que esse ano meus hábitos não vão mudar muito não D: E nem vou me esforçar muito, porque provavelmente eu vá para um colégio integral em outra cidade :'( imagina só como vou acordar cedo :(((((((((((((((((((((
    adjhgsjkaudba -parei o drama
    beijos ♥
    likearocklikearoll.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bacana a ideia flor, acho q vou tentar aderir :D

    beijos

    www.divaemconstrucao.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Eu posso dormir 5 hrs da manhã, pq fiquei madrugando, assistindo seriado, mas MESMO ASSIM, eu acordo 9:30, acredita isso? nem eu HAHAHA Eu não sou normal, odeio acordar tarde! Adorei o projeto, bem diferente! ♥

    beijos, @wonderlandwd
    official-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Vou participar! Há tempos estou prometendo certas mudanças. Meu hábitos são parecidos com os seus. Enviei solicitação pro grupo no facebook e respondi o formulário. :)

    Responde a enquete do meu blog? Desde já, obrigada!
    beijos
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da ideia, vou participar! Preciso de algumas mudanças também haha

    www.MaybeAnParadise.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei o projeto, tenho muitos maus hábitos para mudar também, alguns como você, tipo acordar tarde, fins de semana eu acordo no horário de almoço e nem tomo café, mas mesmo nos dias de aula eu nunca tomo café da manhã porque já acorda em cima da hora e é uma correria só pra eu me arrumar, também chego e vou direto pro computador... Não tenho isso de dormir tarde porque to fazendo lição pq na verdade eu nem faço, outra coisa que preciso mudar...

    http://sublimecapital.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Cara, eu odeio estudar de manhã, mas não consigo me ver em outro período PSKDJDHS tipo, por mais que a primeira aula geralmente acabe comigo ~o sono é demais~, eu consigo conciliar bem meu tempo livre com estudo. Gostei muito do projeto, tô precisando rever meus hábitos. Midriaaa, você e suas ideias geniais (tags, projetos, all of this), já tô pensando em fazer também!

    ResponderExcluir
  8. A primeira parte da lista foi feita pra mim, COM CERTEZA! Você leu meus pensamentos! Preciso mudar logo essa minha vida parada! kkkkkkkk Claro que vou participar desse projeto! Bjs, Ju!
    donaurbana.blogspot.com

    ResponderExcluir