24 julho 2014

#TAG Conjunto Aleatório: releituras de contos de fadas

42 comentários
Durante o mês de Junho assisti a série Once Upon a Time (que já tem post aqui no blog: here), e algo que percebi por conta da série, é o número de releituras de Contos de Fadas existentes por ai. Sejam em livros, filmes, ou séries como Once Upon a Time. Decidi então fazer uma pesquisa e acabei chegando a um compilado de coisas relacionadas a Contos de Fadas. Mas que mostram as histórias de uma maneira diferente. Além disso, decidi estrear uma "nova tag/série de posts" aqui no blog, no caso o "Conjunto Aleatório". Ou seja: basicamente uma reunião de várias coisas que abordam o mesmo tema - como fiz mês passado falando sobre coisas relacionadas a estrada: here. Sem mais delongas, espero que curtam o conjunto de hoje:

Filmes
Nos últimos anos rolaram várias adaptações de Contos de Fadas para as telonas, alguns exemplos são:

 (4) Não assisti/Assisti (4)
A Garota da Capa Vermelha - Releitura do conto "Chapeuzinho Vermelho", no filme Valerie é uma jovem moradora de um vilarejo aterrorizado por um lobisomem. Mesmo prometida a um rico garoto da cidade ela se apaixona por Peter e decidem fugir juntos. No entanto sua irmã mais velha acaba assassinada pelo lobisomem e seus planos vão por água abaixo. (créditos)
Beastly - Uma releitura atual de "A Bela e a Fera", conta a história de um garoto que tem tudo (riqueza, beleza, inteligência) mas que possui uma personalidade perversa. Um dia é amaldiçoado por uma colega de classe a se tornar tudo aquilo que mais despreza. Vendo a nova aparência do filho, o pai o manda morar no Brooklyn, e lá ele conhece Lindy, a garota que pode ser sua salvação. (créditos)
Branca de Neve e o Caçador - Aquela clássica adaptação de "Branca de Neve", no entanto com uma ar muito mais sombrio e medieval. A rainha é extremamente perversa e maluca, e a trajetória do filme trata basicamente o que a história original faz (no entanto a adaptação tem um ar muito mais adulto). (créditos)
Os Irmãos Grimm - Conta a história dos irmãos Grimm que após serem descobertos pelas suas grandes farsas, são obrigados a resolver o mistério de uma floresta amaldiçoada para tentarem recuperar sua boa fama - não é releitura, mas não pude deixar de citar porque esses carinhas são amor  (créditos)
Encantada - Encantada é um dos meus filmes inspirados em Contos de Fadas favoritos. O motivo: a mistura de realidade com os contos. Para quem não assistiu ainda, recomendo muitíssimo. A história é fofa, e a Disney se superou. Mostrando uma princesa que não deseja aquilo que é mais "fácil ou certeiro", que corre atrás da própria felicidade. Além do ar de comédia e musical misturados ("releitura" de "Branca de Neve").
João e Maria, caçadores de bruxas - Inspirado em "João e Maria", essa é uma das melhores adaptações recentes. O que teria acontecido com João e Maria na idade adulta? O filme demonstra isso de uma maneira incrível: eles se tornaram caçadores de bruxas. Muito sangrento e cheio de ação, é uma ótima releitura.
Malévola - Um dos filmes mais comentados nos últimos tempos, é uma releitura de "A Bela Adormecida" e mostra o outro lado da história. Por que a bruxa lançou tal maldição? É isso que descobrimos no filme. A fotografia tem um ar muito próprio, a atuação da Angelina está incrível, e enfim, resumindo: você precisa assistir o quando antes!
Mirror Mirror - Também é uma releitura de "Branca de Neve", e é uma das que mais gosto. O que torna o filme diferente é o fato de Branca ser meio "vida louca" haha Ela é expulsa de seu próprio castelo e acaba indo viver com os anões, que até então são ladrões. É muito bacana a maneira como ela cuida de si mesma e passa aquela mensagem de "EI, SEI ME CUIDAR SOZINHA". Além disso, não tem como não amar a musiquinha amor no final:

" i belive, i belive, i belive, i belive, i belive, i belive..."

Livros
Ainda não li nenhum desses livros (mas aceitos doações haha):

Alice in Zombieland (Gena Showalter) - Pelo que li da sinopse se trata de de uma releitura de "Alice no País das Maravilhas", mas as maravilhas são substituídas no livro por zumbis! (sem esquecer da capa maravilhosa).
O lado mais Sombrio (A. G. Howard) - Outra aparente releitura de "Alice no País das Maravilhas", só que mais sombrio. A história conta a história de Alyssa, uma garota que ouve vozes e coisas do gênero. Considerada louca, ela tem medo de parar no sanatório como sua mãe. Mas descobre que as histórias sobre o País das Maravilhas talvez não sejam meras invenções (#bafo UHEUHE sem esquecer da capa maravilhosa ²).
Princesa Adormecida (Paula Pimenta) - Esse livro é o primeiro de uma coleção inteira (!!!) dedicada a releituras de Contos de Fadas, que serão escritos pela Paula. No caso a história se passa nos dias atuais, e a adaptação é de "A Bela Adormecida". A princesa da história estaria adormecida em uma vida que não lhe pertencia, e então despertaria.
O Livro das Princesas (Várias Autoras) - O que fez com que a Paula Pimenta escrevesse o próprio livro citado ai encima foi justamente "O Livro das Princesas". Nesse compilado, algumas autoras foram convidadas a escreverem contos inspirados nos Contos de Fada, logo, releituras.
Veneno (Sarah Pinborugh) - Uma releitura de "Branca de Neve", e que pelo que entendi retrata a história de maneira muito mais adulta e "pesada". Mostrando os motivos pelos quais cada vilão se tornou vilão, que princesas podem ser mimadas e que príncipes nem sempre são encantados (Once Upon a Time feels).

Séries

Também rolaram algumas releituras em séries de TV. Vale a pena conhecer:

Beauty & the Beast - Catherine Chandler é uma detetive e após testemunhar sua mãe ter sido baleada, na mesma noite, é salva do assassino de sua mãe por uma suposta "fera". Nove anos mais tarde um caso a leva a descobrir que Vicente Keller, um ex-soldado morto durante o serviço militar, está na verdade vivo. A medida que Catherine o conhece, descobre mais sobre o assassinato de sua mãe e quem (ou o que) Vicente realmente é. Enquanto isso uma relação complicada nasce entre os dois. A história é levemente inspirada em "A Bela e a Fera". (créditos)
Once Upon a Time - Minha paixão mais recente em relação a séries (!) , Once Upon a Time é uma mistura de vários Contos de Fadas. Na história, os personagens estão aprisionados no mundo real por uma maldição, sem se lembrarem quem são e acreditando que os contos não são reais. A única salvação deles é a suposta filha de Branca de Neve, que teria sido mandada a salvo para o mundo real antes da maldição. E a única que poderia quebra-la. Para ler o post completo sobre a série, clique aqui.
Grimm -  Grimm conta a história de Nick Burkhardt, um detetive de homicídios que tem sua via transformada ao descobrir que é descendente de uma sociedade secreta de caçadores, conhecida como Grimm. Sua missão é é manter o equilíbrio entre o mundo real e o mundo sobrenatural. Essa ligação com o mundo das fábulas oferece perigos ao detetive e aos seus entes mais próximos.Os episódios são baseados nos contos dos irmãos Grimm. (créditos)

Fotografia e ilustras 
Ainda temos adaptações fotográficas, como a de Dina Goldstein e sua série "Fallen Princess", que mostra o lado sombrio das princesas, os finais infelizes. Além disso existem releituras ilustradas muito bacanas, versões "Tim Burtonizadas", masculinas, macabras e tantos outros. A Indira do Like a Rock Like a Roll, reuniu várias versões ilustradas em um post bem completo, vale conferir: aqui.

Clipes


Para não deixar de citar músicas, criei uma playlist com alguns clipes que são inspirados em Contos de Fadas. Alice no País das Maravilhas, A Bela e a Fera, tem de tudo um pouco! Também vale prestar atenção nas letras. Enjoy!

Enfim, o post ficou bem extenso hehe Que outras releituras vocês conhecem e indicam? Curtiram a ideia dessa categoria? Gostariam de ver algum tema em especial por aqui? Adoraria receber sugestões! ;D

42 comentários:

  1. Alguns eu ja conhecia, poucos na verdade. Eu quero muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito assistir a garota da capa vermelha, ainda hoje eu quero ver kkkk.
    Beijoos,
    pipocadeneveoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista o quanto antes e depois me conte o que achou! haha ♥

      Excluir
  2. Eu quero tanto o Princesa Adormecida *---* adorei o post.

    Sumi um tempinho, quer saber pq? Não quer? não tem problema, tem um monte de posts super cool lá no blog, vamos?

    Blog: Wow, Lovely!

    ResponderExcluir
  3. Amo Malévola! <3 Quero Princesa adormecida, e O livro das princesas eu já tenho! <3
    Beijos e fique com Deus!
    Batom de Framboesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malévola é ótimo mesmo ♥ AH, DESEJANDO AMBOS ;DDD

      Excluir
  4. Da lista eu só vi:
    A Garota da Capa Vermelha,Branca de Neve e o Caçador,Encantada,Mirror Mirror e Só o começo de João e Maria ( não tive coragem de ver tudo haha.
    E estou morrendo de vontade de ler a Princesa adormecida!

    beijos!
    Impossível ser Normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista João e Maria completo qualquer dia, vale a pena ♥ ;D Somos duas, Camila õ//

      Excluir
  5. Awn adorei teu post!! Já vi todos esses filmes, confesso que louca pra ver as séries mais nunca vi ;( Preciso ler os livros :)

    http://aqueladosviinte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! ;D Das séries, assista Once Upon a Time quando puder ♥

      Excluir
  6. Eu adoro essas releituras. Eu amava Beauty and the Beast, mas parei de assistir porque estava sem paciência com o Vincent :(

    Beijos,
    www.bloguntilwedie.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também as adoro ♥ Não assisto a série, mas assistirei qualquer dia!

      Excluir
  7. Gosto quando os filmes baseados em contos de fadas não são tão infantis.
    Li que a Bela e a Fera vai ter outro filme.. Espero que seja bom!
    Beijos


    O Outro Lado da Raposa
    Twitter
    Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também curto isso. Vi as notícias de um novo filme de A Bela e a Fera e como você, espero que seja bom ♥

      Excluir
  8. Olá!!! Eu adoro releituras. Estou até preparando algumas postagens sobre essas releituras *-* Ultimamente tenho assistido muitas versões. Suas escolhas estão ótimas! Já assisti a maioria :D
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. AMO essas releituras *u* Amo o filme da Alice e o da Chapeuzinho, pois sempre foram os meus contos de fadas favoritos! Não conhecia ele livro da Alice in zombieland e já amei hahahha Ahhh socorro, você também assisti Once Upon a Time? EU AMO T_T Também adoro Beauty and the Beast, o Vincent é muito Deus grego cara, lindo demais hahahahah AMEI seu post, ficou maravilhoso ♥
    Um super beijo <3
    docesexpressoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo releituras ♥ Minha história preferida é a da Ariel, gosto de ela "correr" atrás do que quer hehe ASSISTO OUAT SIM Õ/// Só de falarem desse Vicent, já acho que ele é um gatão! ;D Obrigada ♥

      Excluir
  10. Que legal esse tipo de post <3 Nunca assisti nenhuma dessas séries e nem li nenhum dos livros! Mas filmes a maioria assisti e gostei bastante.
    Beijos
    http://queencami.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Amei o post, tipo adoro contos de fadas, são o melhor gênero textual do mundo *u*
    Os clipes são incriveis <3 post perfeito.
    Beijos
    http://lembranca-ao-vento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! :D ♥ Também curto muito contos de fadas.

      Excluir
  12. MIDRIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    1. Eu já disse que acho seu nome muito lega?
    2. QUE POST MAIS <3333333333
    As imagens, as indicações, tudinho, tá lindo. E criativo! Favoritei o post aqui, hahaha Não li nenhum desses livros ainda, ultimamente eu tenho andado em busca dos clássicos mesmo, tipo Alice e tal para ler. Tô doida pra ver Malévola, e João e Maria Caçadores de bruxas é incrível!
    xx, likearocklikearoll.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. INDIRAAAAAAAAAAAAAAAAAAA HAHA
      1. Ainda não, mas pode dizer a vontade haha ♥ Também adoro o seu nome.
      2. OBRIGADA!!! ;D
      Também ando gostando dos clássicos, pretendo juntar uma graninha para fazer coleção deles em capa dura (amor) ♥

      Excluir
  13. ps.: Obrigada por linkar o post das princesas da Disney *u*

    ResponderExcluir
  14. Achei este post muito interessante!
    Nunca vi os filmes, mas já vi para aí 5 minutos de 3 delas. Os livros nunca li nenhum. Não sou atraída por livros sobrenaturais nem desse género.
    Costumava ver as duas primeiras séries mencionadas mas deixei de ver.
    As fotografias e as ilustrações são o melhor! Adoro!
    querosabertudo-k.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que bom que gostou! ♥ Também gosto muito das ilustras e fotos ;D

      Excluir
  15. Dos filmes só vi o Espelho Espelho meu (Mirror Mirror), os anões ladrões são engraçados. Dos livros estou lendo Princesa Adormecida. Do que foi citado só esses dois que já vi/li, gostei do post Midria.♥

    PiinkCookie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro os anões também haha Quero muito ler Princesa Adormecida! :D Obirgada, Laura ♥

      Excluir
  16. Amo filmes, livros, histórias assim! Vi quase todos esses filmes mas espero ver os 2 que ainda não assisti. Sobre os livros só li O Lado Mais Sombrio e cara eu odiei esse livro, odiei! Muita gente gostou mas eu passei tanta raiva que não posso nem ver o livro na minha frente kkkkkkkk. Os outros eu quero ler. E as séries eu só conhecia OUAT e Grimm. Adorei o post <3
    Beijos.

    http://minhasindecisoesblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que você odiou? :O Por que??? - se for muito ruim, me avise, dai não leio haha Obrigada! ♥

      Excluir
  17. Ahh, que amor de TAG. Já assisti Beastly, A Branca de Neve e o Caçador, Encantada, Malévola (mdss, que filme perfeitooo, entrou nos meus favoritos, chorei horrores naquela parte que ela acorda ahsuahsua) e Mirror Mirror. E ri no ultimo igual a uma capivara com dor de barriga. Não li nenhum dos livros, mas conheço todas as músicas <33

    Beijoos ♥ @sfernandhas
    Blog novo, venha conhecer | Diamonds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AH, fico feliz que tenha gostado ♥ Malévola é incrível mesmo! ;D E Mirror Mirror bem engraçado também haha

      Excluir
  18. Encantada <3 Amo esse filme!!
    Quero muito ler "O lado mais Sombrio".

    Beijo!
    Fofuramentos
    @bfofuramentos (twitter)

    ResponderExcluir
  19. Dos filmes n vi mirror mirror e joão e maria. Terminei de ver a terceira temporada de once upon a time ontem, comecei amar mais os contos de fadas dps dessa série! fiquei com vontade de ler o lado mais sombrio *--*
    fashionemcores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHHH, ONCE UPON A TIME É:: ♥ Boa sorte com a espera pra quarta temporada ;D HAHA

      Excluir
  20. Tentei começar a ver OUAT, mas acho que a história legalzinha não compensou os eveitos visuais super toscos, na minha opinião. Talvez a série seja só "fofinha" demais pra mim. rs
    Quanto às releituras, gosto da ideia de fazê-las, mas acho que as produções acabam caindo num ciclo de ideias previsíveis, infelizmente.
    Não li nenhum dos livros, por mais que Alice in Zombieland tenha me interessado.
    Quanto aos filmes, vou falar apenas dos que vi:
    1- Apesar das críticas, achei A Garota da Capa Vermelha bem legal, e indico.
    2- Branca de Neve e o caçador é um filme ruim, e a atuação deplorável de Kristen Stewart realmente não ajuda.
    3- Os irmãos Grimm é bacana, excelente entretenimento.
    4- Encantada é... Bonitinho.
    5- João e Maria Caçadores de Bruxas veio com uma ideia muito boa e criativa em mãos, mas acho que eles se perderam um pouco. O filme é muito bom até a metade.
    6- Não gostei de Malévola, por mais que todo mundo que viu tenha amado. Acho que a tentativa de modernizar uma história não te dá o direito de pegar uma das maiores vilãs dos contos de fada e transformá-la em um ser bonzinho, porém amargurado.
    7- Mirror Mirror é legalzinho, mas fez tão pouca diferença na minha vida que eu nem lembro direito do filme rs

    ps: uma dica pra vc - A MELHOR RELEITURA DE UM CONTO DE FADAS PARA O CINEMA FOI FEITA ANTES DISSO VIRAR MODA, SE CHAMA "MENINA MÁ . COM" E É BASEADO EM CHAPEUZINHO VERMELHO. ASSISTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente hehe Tudo acaba dando certo em OUAT, e principalmente na terceira temporada eles entram em uma de "EI, SOMOS UMA FAMÍLIA QUE SE AMA". Aja fofura! HAHA Concordo que é de se esperar mais das releituras </3 Sua dica já está anotada! ♥ Vou ver ainda esse mês pelo seu elogio ;D

      Excluir