17 julho 2014

Filmes sobre escritores

19 comentários
Um dos temas que eu mais gosto é literatura, literatura obviamente lembra livros e seus autores. Além de bookaholic também sou cinéfila, e recentemente percebi que conhecia alguns filmes bem bacanas que falavam justamente sobre esse tema. Decidi fazer uma lista com esses filmes e assim acabou "nascendo" um post bem legal pra vocês:
1. Stuck in Love (para assistir: aqui)
Sinopse: Esta comédia dramática apresenta um escritor de sucesso (Greg Kinnear) que se torna cada vez mais obcecado por sua ex-esposa (Jennifer Connelly), a ponto de criar problemas em sua nova família.
Minha opinião: em primeiro lugar a sinopse desse filme me desanimaria muito. Mas quando decidi assistir foi por indicações e vendo o trailer que valem muito mais a pena. A história não fala somente sobre um ex-marido obcecado pela ex-esposa. A vida dos filhos deles também é explorada e outros temas entram em cena. Além de Bill, seus filhos também são escritores. Então vemos a emoção da primeira publicação e coisas assim. Um fato bacana é que cada um dos personagens tem de certa forma um desafio. A filha promiscua e que foge de sentimentos, tem que superar o medo de se apaixonar. O filho mais novo passa a vida "em branco", e é incentivado pelo pai a viver novas aventuras para poder escrever. Enfim, é um filme sobre a vida de uma família. Divertido, dramático, romântico. Um filme incrível. Amo a fotografia dele e a trilha-sonora é divina. Mais que indicado, sem esquecer do elenco amorzinho (Logan Lerman, Lily Collins...).



2. Ruby Sparks (para assistir: aqui)
Sinopse: Ruby Sparks - A Namorada Perfeita acompanha Calvin (Dano), um jovem escritor com bloqueio criativo que encontra o amor na forma menos usual possível: criando Ruby, uma personagem que ele acredita que irá ama-lo. A garota ganha vida sem nenhuma explicação.
Minha Opinião: já faz um bom tempo que assisti esse filme, mas ainda assim me lembro muito bem que adorei a história. Não só a temática como a produção ficaram sensacionais. Em um primeiro momento vemos Calvin, um escritor que teve um primeiro livro de muito sucesso tentando lidar com seu bloqueio criativo. Com a ajuda de seu psicólogo ele passa a escrever sobre uma garota que se apaixonaria por ele. O que não esperava é que essa garota se tornasse real. Ruby faz tudo o que ele escreve, surge repentinamente em sua vida, assim como surgiu no papel. Cada ação, cada passo, cada fala. Calvin pode escrever o que Ruby fará quantas vezes quiser. O bacana é o conflito que isso gera. A ideia de controlar uma pessoa dentro de um relacionamento, e a sensação de posse sobre ela. Além da reflexão free, a fotografia é MUITO PERFEITA.



3. Meia Noite em Paris (para assistir: aqui)
Sinopse: Gil (Owen Wilson) sempre idolatrou os grandes escritores americanos e quis ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que por um lado fez com que fosse muito bem remunerado, por outro lhe rendeu uma bosa dose de frustração. Agora ele está prestes a ir para Paris ao lado de sua noiva, Inez, e os pais dela, John e Hele. John irá a cidade para fechar um grande negócio e não se preocupa nem um pouco em esconder sua desaprovação pelo futuro genro. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido.
Minha opinião: primeiro filme do Woody Allen que assisti e foi o suficiente para me apaixonar pelo diretor. A grande questão do filme não é questionamento de Gil sobre o rumo de sua vida, pelo menos pra mim o que mais chama atenção é o que leva Gil a esses questionamentos. Viagens no tempo! Mas não qualquer tipo de viagem: para a época dos escritores e ídolos dele, 1920. E é claro, o filme se passa na encantadora Paris.



4. Mais Estranho que a Ficção (para assistir: aqui)
Sinopse: Certa manhã Harold Crick, um funcionário da Rceita Federal, passa a ouvir seus pensamentos como se fossem narrados por uma voz feminina. A voz narra não apenas suas ideias, mas também seus sentimentos e atos com grande precisão. Apenas Harold consegue ouvir esta voz, o que o faz ficar agoniado. Esta sensação aumenta ainda mais quando descobre pela voz que está prestes a morrer, o que o faz desesperadamente tentar descobrir quem está falando em sua cabeça e como impedir sua própria morte.
Minha Opinião: Não é la dos meus filmes prediletos, mas não posso negar que fala sobre escritores de uma maneira muito bem feita. Como a sinopse diz, vemos a vida de Harold Crick, e a maneira como ele descobre que é um personagem, parte de um livro. Ele parte em busca da autora que poderia estar escrevendo sua história para assim poder impedir sua morte. É um filme paradão e antiguinho, mas a questão do "apego" ao personagem e ainda mais, o fato de seu personagem ser real. Torna essa uma das histórias sobre escritores mais irreverente.



5. Autores Anônimos (para assistir: aqui)
Sinopse: no filme Autores Anônimos um grupo de escritores é formado por membros que possuem uma característica em comum: nenhum deles conseguiu publicar seus livros. Quando aceitam a novata Hannah em um reunião, algo acontece: ela encontra um editor interessado em publicar a sua obra. O sucesso repentino dessa escritora desperta paixões, ciúmes e inveja entre os colegas. 
Minha opinião: na verdade não assisti haha Mas adorei a sinopse. Deixo o trailer (sem legendas porque não encontrei) abaixo:



E vocês? Já assistiram algum dos filmes citados? Conhecem algum outro que fale sobre escritores ou sobre livros (que não sejam adaptações)? Adorarei ver indicações nos comentários!

19 comentários:

  1. Eu estou a muitos meses tentando ver stuck in love, sempre algo da errado.
    Os filmes parecem ser muito bons, mas não vi nenhum deles, acho que verei todos nesse meu finzinho de férias kkkk
    Beijos
    http://lembranca-ao-vento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? jkhdfjkhdf Caraca, tente assistir de novo, vale a pena ♥ Veja sim e aproveite sem fim de férias hehe ;D

      Excluir
  2. Não assisti nenhum desses filmes D: Alguns, é claro, já conhecia.
    Como fã de Peter Pan, indico Em Busca da Terra do Nunca que conta a história de como o escritor J. M. Barrie criou um dos clássicos mais encantadores. É claro que acrescentaram e mudaram muitas coisas. Por isso aconselho que leia um pouco sobre a biografia dele. Mas é um ótimo filme! E ainda tem o Johnny Depp *-*
    beijos
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? :O Corre pra ver todos ♥ OPA! Adicionarei esse a minha watchlist pessoal, parece ser bem bacana (nesse estilo, to muito a fim de ver Grimm, parece ser bom). OK! Anotada a dica ;D ♥ Obrigadão, Lu!

      Excluir
  3. Adoro Ruby Sparks e Meia Noite em Paris! Nunca assisti os outros, vou tentar ver! :)

    Beijos, Julia
    Blog | Fanpage | Twitter | Instagram | Tumblr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses dois são muito perfeitos mesmo ♥ Veja sim! ;D

      Excluir
  4. Só nunca ouvi falar em Mais Estranho que a Ficção. Já assisti Stuck in Love (é bastante bom, mas, na minha mais sincera opinião, nada do outro mundo. De qualquer maneira, gostei das histórias de amor que estavam interligadas. Mesmo não sendo um filme que tenha amado recomendo) e Meia Noite em Paris (é uma história engraçada e diferente do habitual).
    A sinopse do último filme, certa vez, chamou-me à atenção e decidi pesquisar mais um bocadinho. Acontece que a maioria das críticas são negativas
    querosabertudo-k.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais Estranho que a Ficção é meio antiguinho, normal não conhecermos ;D Eu amei Stuck in Love pelo tema, a trilha, e a parte técnica em grande maioria. Mas não retrata uma história muito diferenciada mesmo. Meia Noite em Paris ♥ Vou assistir o último filme e depois dar uma olhadinha no que dizem sobre ele!

      Excluir
  5. Eu adoro esse tipo de postagem, minhas férias começaram hoje e pretendo assistir muitos filmes.Dos que você citou, quero muito assistir "Stuck in Love" pela história mas também por ter o Logan meu amorzinho foisdjfojsd Sou apaixonada por ele.E Também "Ruby Sparks" que parece ser muito criativo, pelo menos eu nunca assisti nenhum parecido."Autores Anônimos" também parece ser legal, apesar de eu nunca ter ouvido falar.
    e-nquantoisso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OPA! Também curto ver muitos filmes nas férias ;D Assista sim! O Logan ta muito amorzinho em Stuck in Love, você vai adorar haha Ruby Sparks é bem diferente mesmo, e muito bom ♥ Não tinha ouvido falar até pouco tempo atrás!

      Excluir
  6. Autores Anônimos é perfeito, assisti uma única vez, mas se desse passaria as minhas férias toda assistindo,

    Com amor,
    bloglarissaaoavesso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu amo Woody Allen!!!!!! Meia Noite em Paris é um dos meus preferidos dele <3 Louca pra ver Stuck in Love, de tanto você falar dele hahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SOMOS DUAS AMANTES DELE, PLUM ♥ Eu só assisti esse e Blue Jasmine, e acabei gostando mais que o segundo. Mas quero ver vários outros do diretor mais gatinho ever UHEUEHUEH ;D HAHAHA Feliz em saber que te influenciei, asssita sim, o quanto antes.

      Excluir
  8. adorei as dicas, meia noite em paris é ótimo, simplesmente amo! Vou colocar esses filmes aqui pra assisti-los!
    http://carolbrasileiro.blogspot.com.br/ beijosss

    ResponderExcluir
  9. Lindo blog, lindo nome, aodrei as dicas!!! Querendo assistir todos.

    http://bebelluz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir