09 agosto 2014

Tutorial: como deixar imagens com qualidade em postagens do blog; Para Blogueiros #1

32 comentários

Há um tempinho andei recebendo perguntas sobre a edição das fotos aqui do blog. Tanto de um anônimo, quanto da Ludmilla (gata, diva, tudo). Como sou uma pessoa bem legal haha Decidi aproveitar a ideia de post, e começar uma série com dicas para blogueiros. Não que eu saiba de tudo, mas o que já aprendi sinto vontade de compartilhar! O primeiro desses posts, claro, é o que me deu a ideia dessa série, sobre como deixar as imagens do seu blog nítidas/com qualidade/bonitas de se ver. Sem mais delongas, let's begin:

1. Baixe o Photoscape 
O primeiro passo é ter um editor que te auxilie. No meu caso, desde que entrei na blogosfera uso o Photoscape. Ele é simples, tem uma interface bem auto-explicativa, e o melhor: é gratuito. Para baixá-lo é só acessar o site do próprio: clique aqui. A ferramenta que usaremos nesse caso é o 'Editor' (embora ele tenha várias outras disponíveis, essa é a mais útil).

2. Encontre sua imagem 
A segunda coisa a fazer tem muita importância no processo: escolher a imagem que irá ilustrar seu post. Eu particularmente tenho alguns critérios básicos na hora de escolher imagens: 1. que tenham 500px ou mais; 2. que antes mesmo de editar elas já tenham alguma qualidade; 3. que sejam do We Heart It. Explicando cada uma das regrinhas: se sua imagem tiver um tamanho minúsculo, não há editor que dê jeito e a torne bacana para o seu blog. E se a qualidade estiver péssima de cara, a mesma coisa. Por fim, não é nada bacana pegar imagens do Google. Em alguns casos sim (como materiais publicitários de séries, filmes e afins). Mas em grande parte, quando se quer ilustrar um post você procura por uma imagem que não tenha sido postada por metade dos outros blogs. Logo, o site certo é o We Heart It. Além de rede social, um ótimo banco de fotos. Para acessar o We Heart It: clique aqui. Na hora de escolher sua imagem por lá é bem simples: clique na caixa de pesquisa e digite palavras relacionadas a foto que você procura. Se seu post é sobre comida, digite "food, candys" e assim vai. As palavras em inglês (que na verdade são tags), levam a fotos mais bonitas/gringas. Selecionada a imagem é só salvar e ir para o próximo passo! - se você preferir, também valem imagens do tumblr e afins. 

3. Descubra o tamanho da sua área de posts 

Para que a sua imagem fique em um tamanho legal e visível, você tem de saber suas medidas. É como uma roupa: não pode ficar nem apertada e nem larga demais. Existem extensões para todos os navegadores que medem a área de páginas na web, como uma espécie de "régua online". O Denavegador as colocou em uma lista: clique aqui para acessar e baixa-las. Depois de encontrar o tamanho da sua área em pixels, hora de editar!

4. Edite!

a) O primeiro passo é simples: redimensionar sua imagem. Como você já descobriu através de alguma das extensões, agora é só clicar em 'Redimensionar' e colocar suas medidas (adicione a largura, e o próprio editor faz a proporção de altura). Aqui no GDM, diminuo 20px, para que a imagem não ocupe todo o espaço dos posts, mas vai de cada um, ok?

b) Agora você pode aplicar efeitos, alterar brilho, cor e uma infinidade de coisas. Eu sempre coloco um pouco de desfoque nas imagens. No entanto existem muitas outras opções.
c) Depois de fazer as mudanças que quiser no corpo da foto, é hora de escrever! Vá para 'Objetos' e selecione o 'T'. Além de selecionar uma fonte, tamanho e cor, você também pode colocar contorno e sombra no texto. Eu sempre uso a mesma fonte para padronizar os posts. No entanto você pode brincar com isso, adicionar balões de diálogo, PNG's e por ai vai.

d) Deixada a imagem do jeitinho que você quer que apareça no post, clique em 'Foto + Objetos'.
e) Para finalizar, o "truque de mestre", que é: SALVAR SUA IMAGEM EM PNG! Negritado e grifado mesmo porque: se você salvar a imagem em JPEG, todo seu trabalho será perdido. A imagem ficara distorcida e capenga de qualquer maneira. Então mais uma vez, só pra reforçar: SALVE SUA IMAGEM EM P-N-G!




Até na hora de passar a imagem para o blog você deve tomar um certo cuidado: redimensione-a para o Tamanho Original e alinhe-na a esquerda. Dai ela fica com a devida qualidade e centralizada corretamente. Simples assim!


 como eu me senti após terminar esse tutorial

Enfim, deu um pouco de trabalho mas até que curti bastante fazer esse post! Caso tenham alguma dúvida em relação ao passo a passo ai em cima, algum pedido de tutorial, ou qualquer outra coisa do gênero, comentem! E claro, me deem aquele apoio maroto dizendo se curtiram o post ou não hehe EXTRA: um site que tem fontes bem legais para o Photoscape é o Ultra Downloads, vale a pena passar por lá e baixar algumas.

32 comentários:

  1. super legal cara,eu tbm faço isso e da super certo,as imagens ficam com uma qualidade boa e bem simples
    bjs,

    http://opslia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, super informativo, vai dar uma mega help para quem não manja nada de edição de fotos. Muita gente nem sabe o que é PNG! AHAH Super valido!
    Parabéns por tornar a blogosfera mais bonita. (e menos borrada! rs)

    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha curtido Camila ;DDD Bom saber que da pra ajudar a galera hehe Obrigada! ♥

      Excluir
  3. Muito legal esse tutorial!
    Eu uso o phoscapes já faz um tempinho,e depois desse tutorial agora me sinto uma nobb hehe. Mas agora eu sei seus segredos Muahaha....
    Beijos Midria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Camila! ;D SIM MUHAHAHAH Com o tempo você aprende a usar direitinho, e acaba tendo mais segredos que eu! HEUHEUHE ♥

      Excluir
  4. Ah, adorei o post :B sahuhsa eu usei photoscape por muito tempo, mas depois que eu comecei a frequentar o tumblr, acabei pegando gosto pelo photoshop e hoje só uso ele sausuha
    E quanto a fonte, eu baixo muitas no dafont, lá tem uma mais linda que a outra, eu saio baixando todas hsuahsu

    seisvidasemeia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gabi ;D ♥ Ainda não estou preparada para usar photoshop haha Enquanto der continuo com o PScape! Salvei o dafont nos meus favoritos, o site é muito bom mesmo, obrigada pela dica!

      Excluir
  5. adorei este post e o tutorial
    eu não uso esse edito mas dá para fazer com qualquer um
    querosabertudo-k.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Cátia! ;D

      Excluir
  6. EBA!!! Olha como estamos conectadas, você publicou a postagem que pedi no mesmo dia em que publiquei a que você sugeriu no blog. (SIM, fiz uma pequena seleção de livros com adaptação cinematográfica)
    Já fui mais de futucar os editores de foto. Tenho o photoshop e photoscape, porém como encontro mais tutoriais com photoshop uso mais ele (mas o scape é bem mais fácil). Vou treinar para os próximos post.
    Adoro o We Heart It!! Qual o seu perfil? Quero seguir agora mesmo *o*
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SOMOS SINTONIA PURA, LU Õ/// HUEHUEHEUH Já li o post sobre os filmes baseados em livros e amei, obrigada por ter feito ♥ Treine com o tutorial sim! Quero ver fotos divonas no seu blog ;DDD E meu perfil do We Heart It é esse aqui: http://weheartit.com/midria_dasilvapereira ♥

      Excluir
  7. Também uso photoscape <3333
    Amei a dica!!
    Beijos e fique com Deus!
    Batom de Framboesa

    ResponderExcluir
  8. amei as dicas , beijos da Delly senhoritadeallstar.blogspot.com.br
    tem pots novinho

    ResponderExcluir
  9. Esse tutorial vai ajudar bastante ^u^
    http://thewinnterwinds.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Feliz em saber que vai te ajudar, Bea ♥

      Excluir
  10. O bom do Photoscape é que é ótimo para quem não entende muito de edição, ele é bem prático. Uso bastante ele. Também uso o CS6, mas ele já é um pouco mais complicado. Mas pra quem tem força de vontade e interesse isso não é problema, né? É só pesquisar tutoriais, trocar experiências com outras meninas e descobrir quais programas elas usam...

    Beijo!
    Heroínas Modernas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida! É bem fácil editar com o Photoscape. Entendo, daqui um tempinho pretendo começar a usar o CS6 e vou seguir suas dicas hehe ♥

      Excluir
  11. Eu tinha o Photoscape, mas tirei porque tentei colocar em português e não consigo de jeito nenhum já o tutorial que mostra aqui e como li seu post, gostei isso me ajuda um pouco, flor tem sorteio e post novo "DESABAFO DE UMA BLOGUEIRA" me visita, magrafelizpensa.blogspot.com e www.youtube.com/user/marcmarify

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do link que eu deixei no post da para baixar em português ;D ♥

      Excluir
  12. Eu usava bastante o photoscape. Mas baixei o photoshop, e virou amorzinho. COnfesso que no começo apanhei um pouquinho, mas depois você aprende tanta coisa, e tem tantas coisas diferentes que se pode fazer! E sobre isso de JPG e PNG, é vdd. Sempre quando salvo imagem em JPG fica meio lixosa. Mas as fotos que eu tirei pro 6 on 6, eu editei no cs, e salvei tudo em JPG, pq carrega mais rápido, e nem parece que salvei nesse formato UAHAUH mas é pq a câmera é boa, então isso ajuda UAHUAH essr tutorial é muito, muito, MUITO útil! E amei o GOF no final UAHUAHAH

    beijos, @wonderlandwd
    official-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo usar o photoshp someday haha Realmente! Foi assim no começo com o Photoscape, mas nada que uns dias se uso não resolvam ;D SIM! Da uma diferença tremenda. SUA CÂMERA DEVE SER BOA MESMO DSFJKDSHFJHDF ♥ Obrigada, Gabi!

      Excluir
  13. Não sabia essa de redimensionar, mas uso bastante o Photoscape e o Inkscape que é minha paixão <3 O WHI é muito bom pra encontrar fotos bem originais, afinal muuita gente posta ao mesmo tempo né?

    Beijos,
    Teimosa Sim.

    teimosasim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Redimensionar da bastante diferença ;D Já ouvi falar do Inscape! E sobre o WHI, concordo, tem muita foto bacana por lá ♥

      Excluir
  14. Eu uso bastante o Photoshop e o Photoscape. Achei muito útil o tutorial porque eu fico incomodada com aquelas imagens saltando pra fora da área de postagem ou sem qualidade hahah.
    Beijos.

    http://minhasindecisoesblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM MUAHAHAH Me da uma aflição de ver aquela coisa gigante saltando pra fora do post ;DDD ♥

      Excluir
  15. Adorei as dicas. Ja conhecia mas é sempre bom saber um pouco mai
    seguindo seu blog

    http://isadoratendencia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, conhecimento nunca é demais hehe

      Excluir
  16. Olá!

    Parabéns, seu post é de utilidade pública! Obrigada por me proporcionar uma leitura de tutorial tão simples!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir