02 agosto 2014

Orange is the new Black: série do mês e resenha do livro que inspirou a série

33 comentários
















sorry desde já pelo tamanho do post fdgfdghjkfg

A série que assisti durante o mês de Julho foi Orange is the new Black, série original do Netflix que foi inspirada no livro verídico, e de mesmo nome. Não sabia muito sobre a história e comecei assistindo a série. Não poderia ter gostado mais! A história da Piper é incrível. Acabei lendo o livro também, e tanto ele quanto o seriado me agradaram bastante. Um pouco da vida de Piper Kerman de maneira resumida:

Piper era uma jovem com espírito "aventureiro" e que sempre quis explorar o mundo. Moça de boa família, depois de se formar sai a procura de emprego. Mas encontra algo muito maior. Ela começa a se relacionar com uma traficante internacional de drogas (Nora, ou Alex na série), e passa a acompanha-la em suas viagens a "trabalho". Mas acompanhado do luxo e de viagens, chega o perigo. Piper tem de fazer um favor a namorada e levar uma mala com dinheiro do tráfico de um país a outro. Elas terminam e quase dez anos depois a moça tem de arcar com o crime que cometeu quando jovem. Uma mulher com um perfil totalmente contrário ao de uma criminosa, é condenada por conspiração para o crime a cumprir 15 meses de pena em uma penitenciária. (made in my mind)

Em um primeiro momento a sinopse não parece lá das mais interessantes: "E dai que ela foi presa?", é provavelmente o primeiro pensamento de todo mundo. Mas é justamente o fato de ela ter sido presa que justifica toda a história. Piper não é considerada um figurinha repetida na cadeia. Ela foge a todas as características da maioria das mulheres ali presas. Desde sua aparência; loira de olhos azuis. Até sua origem; de uma família sem dificuldades e graduada. Tendo uma vida "perfeita" lá fora, com marido, um bom emprego, amigos e tudo mais. Imaginem o choque de uma mulher de classe média no meio de pessoas consideradas a ralé da sociedade. O que acontece é que Piper usou isso a seu favor, e de sua experiência na penitenciaria nasceu um livro. Que humanizou e mostrou como as coisas acontecem por trás dos muros altos. Com seu conhecimento acima da média das outras detentas, pode mostrar e até mesmo aprender coisas novas. Decidi falar tanto desse livro quanto da série:

O Livro

O livro é em base o relato de toda a sua experiência. Desde a causa (seu relacionamento com a namorada Nora), na maior parte sobre o tempo que passou na cadeia, e no fim vemos um pouco do que ela levou dessa experiência e como seguiu sua vida depois. A narrativa é fácil, mas as vezes pode se tornar arrastada. Por ser um relato verídico, alguns fatos podem ser bem interessantes mas outros nem tanto. 


A parte mais bacana do livro é a humanização de cada uma das detentas, embora não vejamos com profundidade a história de cada uma, podemos perceber a relação que cada uma construiu com Piper. Todas são mulheres como nós, que por falta de chances e importunos seguidos acabaram parando na penitencia. Além de alguns fatos cômicos, histórias tristes e momentos pesados. 




Capítulo onde descobrimos o porque do título "Laranja é o novo Preto".

O fato recorrente (que da o nome do livro e da série), é o apoio que Piper recebe. Por ter muitos amigos, amparo incondicional da família e de seu noivo. Nos primeiros dias na prisão ela recebe um uniforme laranja que a classifica como novata. Seus conhecidos passam a usar a cor laranja em forma de apoio e dai a denominação. 



A edição está bem simplista, e toda a arte segue o estilo do cartaz da série. O único detalhe que me irritou foi a fonte. Pequenininha. Me sentia caçando formiga nas páginas. Sem dúvida prefiro mais páginas e uma fonte maior. Tirando isso os aspectos físicos estão bem ok (nada demais, nada de menos).




Por fim, creio eu que o que a obra tem de mais legal é sua mensagem. Piper conseguiu mostrar com inteligência o que passou, humanizou as outras detentas -que não deixam de ser criminosas- mas que antes de tudo são mulheres. Mostrando o real cenário das penitenciárias. O livro pode ajudar a quebrar preconceitos e entender a situação de quem está do outro lado. Além de podermos sentir um pouco do que ela mesma sentiu enquanto presa. A leitura é recomendada a todos. Que tenham pretensão de assistir a série, já assistam ou não. 



Uma música que é citada no livro como "o hit desse verão" (no caso o verão de 2004). Irônico o título ser "preso"? HAHA - o clipe e a letra tem muito a ver com a situação na prisão. Um trecho citado no próprio: Mal posso esperar pra sair e dar um rumo pra minha vida/ Tenho uma família que me ama e quer que eu me endireite/ Mas, ao invés, to aqui enjaulado. 

A Série


A proposta da série é praticamente a mesma do livro: a ida de Piper para a prisão e como ela enfrentou isso. No entanto, como todo seriado tem a meta de manter quem assiste curioso para os próximos episódios e temporadas. Então acabaram mudando bastante coisa.



A primeira coisa que me chamou a atenção na série logo de cara foi a abertura. Não pelas imagens, mas pela música "You've Got Time", da Regina Spektor. A letra tem uma pegada que lembra a cadeia.

O que predomina em todo o enredo é o humor (reparem nas frases). As personagens são bem ricas nesse quesito. Mas além disso, ainda mais do que no livro, elas foram humanizadas. E a história de cada uma vai sendo explorada ao longo dos episódios. Em cada um deles, além de vermos o desenrolar da vida de Piper na cadeia, vemos o passado. E o motivo que levou cada uma das detentas a prisão. Também rola muito drama, até um pouco de romance as vezes. O grande espetáculo do seriado são sem dúvida os personagens. Os atores dão um show de interpretação e é difícil não simpatizar com eles (até mesmo os considerados "vilões", mas sinceramente, na história não existem nem vilões e muito menos mocinhos).

Eu diria que a série é uma grande mistura de fantasia e realidade. A realidade é bastante dura, as personagens morrem, se ferram, choram, sofrem, como no mundo real. E as cenas são mostradas sem muito pudor (OI OI CENSURA, várias cenas de sexo aparecem, então não indico para ninguém menor de 14 anos). No entanto, algo incrível é que os produtores escolhem as saídas mais remotas e improváveis para os conflitos apresentados - assistam os últimos minutos do último episódio da segunda temporada e entendam.
Também vemos, é claro, como Piper lidou com toda a situação. No entanto tudo é exibido de uma maneira mais emocionante. A situação toda é tão humanizada que acabei até pensando na penitenciaria como um lugar "razoável". Por fim, a série é um ótimo divertimento. A produção não é super incrível, mas a história é contada de maneira muito competente e interessante. E os personagens são um prato cheio, prontos para nos fazerem rir, chorar e nos surpreenderem.



 Não resisti e tive que incluir essa versão fofíssima de OITNB com os personagens da Disney.

Concluindo e comparando as diferenças entre o livro e a série, creio que não aja melhor nem pior. Cada um tem um aspecto próprio: o livro é uma autobiografia e cumpre bem isso. E a série que tem a missão de entreter, faz o mesmo. Indico ambos pois mesmo de visões diferentes, a história da Piper merece sem dúvida alguma ser conhecida. Sem esquecer do fato de podermos ver um pouco da realidade carceraria tão temida. Mais que recomendados!

Informações úteis:
Livro: Editora Intrínseca, 302 páginas. Onde comprar: Submarino (20,90).
Série: Original do Netflix, 26 episódios (média de 1 hora de duração). Onde assistir: NetflixMegaFilmesHD.

E vocês, já assistem a série ou já leram o livro? Curtiram a resenha e as fotos do livro? - pretendo trazer mais resenhas aqui pro blog, gostariam? Não deixem de comentar! E mais uma vez: me desculpem pelo tamanho da post! HAHA

Para ler mais posts do desafio Calendário de Séries e outros posts sobre séries aqui do blog, acompanhe a tag "série": clicando aqui.

33 comentários:

  1. Oi Midria, faz um tempinho que não venho aqui, não? Todas as vezes que eu te via no meu feed, clicava no post mas era redirecionada à uma página dizendo que a postagem não existia :/

    Enfim, desde a metade do ano passado assisto essa série. Ela é realmente muito boa, ainda não li o livro mas pretendo, um dia. É muito legal saber como cada detenta foi parar na prisão e sua história. Ainda estou no episódio 06 ou 07 da segunda temporada pois como vejo muitas séries acabo ficando atrasada, mas ainda assim já posso dizer a maravilha que ela está sendo (fora as cenas de sexo que me obrigam a assistir a série apenas de fim de semana e de noite).
    Orange is the new black é uma das minhas séries preferidas. As atrizes/atores são incríveis e o modo como tudo foi construído também. Se me perguntarem com certeza é uma das que eu mais indico. Uma prova de tudo que nós dissemos é a quantidade de emmy's a qual ela foi indicada (de 12 a 14, se não me engano).
    Gostei bastante da resenha e por favor traga mais haha recomendo duas séries que são tão boas quanto essa: orphan black e shameless.
    Acredito que você vai amar (notei que a gente tem um gosto parecido). Ah! Estou vendo doutor who, eu havia me equivocado; é uma ótima série.
    http://u-nshaken.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voltei aqui mil horas depois pra corrigir meu erro: Doctor who ashaush'

      Excluir
    2. Oi Jennifer! Faz mesmo </3 SÉRIO QUE VOCÊ NÃO ESTAVA CONSEGUINDO ACESSAR O BLOG? :O Ah, mas enfim, que bom que não está acontecendo mais ♥ Fico feliz em saber que você já assiste OITNB e gosta! Concordo sobre como é legal descobrirmos mais sobre as outras detentas (e entendo a dificuldade de assistir a série, eu sempre assisto pelo celular pra evitar qualquer estresse haha). Realmente, não podemos negar o quão boa a série é nesses quesitos que você citou. Se ganhou muitos emmy's, não foi a toa. Obrigada pelo elogio! ;D Fico feliz em saber que tenha gostado da resenha, e pode deixar que farei mais! Orphan black e shameless devidamente anotadas no meu caderninho de séries, darei uma chance a elas assim que puder ♥ (temos gosto parecido sim õ/).

      Excluir
    3. E sobre Doctor Who: a série é muito boa sim ♥ Voltei a assistir esses dias e fico felizona em saber que você também está assistindo Õ//

      Excluir
  2. amo demais, uma das descobertas incríveis que fiz em 2014 :]
    louca pra ler o livro! beijos http://carolbrasileiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idem! Uma das melhores séries da que vi em 2014 realmente ♥

      Excluir
  3. To louca pra assistir a algum tempo e sempre adio pra o próximo fim de semana, mas agora que descobri que tem livro fiquei ainda mais afim. Juro pra mim mesma que sábado que vem eu começo HSUHSUA

    Serenata a Capella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou de olho, hem mocinha? haha Até sábado quero você lendo e assistindo OITNB ;D ♥

      Excluir
  4. Eu já ouvi falar muito da série, sempre tive curiosidade, mas nem me preocupei em ver o pilot. Só que agora estou animadíssima. Muitas séries em hiatus e preciso de uma maratona (só tô vendo comédia SOS).
    O livro parece muito bom. Vou ver a série e se gostar é provável que compre.
    beijos
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOCÊ VAI AMAR, LU ♥ Sério, conhecendo você como eu conheço, e conhecendo a série também. Dupla perfeita haha O livro é bom sim ;D

      Excluir
    2. Tive que voltar aqui pra dizer que tô assistindo e amando *-*
      Obrigada pela indicação hahaha

      Excluir
  5. Nossa, isso que eu chamo de uma mega post, haha.
    Olha, eu já tinha ouvida falar bastante da série, mas nunca tive interesse eu assistir, quem sabe não vejo após essa resenha? Embora eu ache mais provável comprar o livro, que por sinal nem sabia da existência até semana passada, haha. Esse sim já está na minha lista de leituras. Adorei a resenha, adorei o blog e por sinal já estou seguindo!
    Que a força esteja com você!
    http://www.paradageek.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigada! haha Opa! Veja a série e leia o livro, sim! ;D Obrigada pelos elogios e por seguir ♥

      Excluir
  6. Ahhhh que saudade de aparecer por aqui ♥♥♥
    Eu nunca assisti a série e nem li o livro (na verdade eu nem sabia que existia), mas já vi diversas citações e gifs hilários no tumblr. Achei muito interessante o fato de ser baseado em uma história real e muito bonitinho isso de usarem laranja para apoiá-la <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, que saudade dos seus comentários Nataly! ♥ Realmente as citações são super engraçadas ;D Sim, a história por trás de tudo isso é muito bacana!

      Excluir
  7. Nossa sou obrigada a Ver essa serie porque TODO MUNDO esta falando sobre, então bora ver :D
    e adorei o Video Frozen is the new black show show *-*

    Adorei saber de tudo :)

    XOXO LIWAVESOFFUN ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou mais uma que te obriga! haha ♥ Aquele vídeo é muito fofo mesmo ;D

      Excluir
  8. É baseado em fatos reais??? gente eu nunca ia imaginar!haha
    Gostei da resenha entre o Livro e a Série.
    Achei bem interessante o motivo do titulo da série.
    Beijos!
    Ps:O post ficou grandinho mas MUITO bem explicado hehe
    Impossível ser Normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim! HAHAHA Muita gente não sabe mesmo. Obrigada, Camila ♥ Estava insegura quanto a isso, fico feliz que tenha curtido o post assim ;D

      Excluir
  9. Resenha muito boa, parabéns! :)
    Ainda não assisti essa série nem li o livro, mas gostei muito do que você escreveu.
    Fiquei com vontade de ler o livro, principalmente.
    Adoro essas leituras que nos fazem pensar e tirar certos preconceitos, ver as coisas de outro modo...
    Bem legal!!

    BJs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! ♥ ;D Ah, que bom que te cativei a conhecer a história da Piper! Assista e leia sim, tem muita quebra de preconceito.

      Excluir
  10. NÃO peça desculpas por essa resenha maravilhosa! Eu estou assistindo a 2º temporada e estou adorando, quando acabei ver a 1º temp. fiquei num vazio kk' E juro que não parei pra pesquisar mais a fundo e agora que estou mais apaixonada pela série por saber que é baseado em fatos reais :O PRECISO DE LIVRO PRA ONTEM! Vou comprar , seu post foi maravilhoso , bjos :*

    http://aqueladosviinte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK! HAHAHAHAHAHAHAHA ♥ Também fiquei me sentindo assim com a primeira season finale, da muito gostinho de quero mais haha É BASEADA EM FATOS REAIS MESMO! Compre o quanto antes, vale a pena. Obrigada ♥

      Excluir
  11. Olá =3.
    Eu confesso que não tenho interesse de ver esse seriado e nem ler o livro porque não me interessei pela temática mesmo, nem pela história que realmente não faz meu estilo, mas parece mesmo ser muito bom.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim. Realmente não é um tema que agrade todo mundo hehe Entendo ;D

      Excluir
  12. SINHÔ
    TEM LIVRO :O
    EU NÃO SABIA e_e
    Menina, esse post teve um km! Mas 1km de pura qualidade, gostei da resenha, explicações e opinião sobre. Acho que eu ja disse que tô doida pra ver essa série, mas vou tentar ler o livro antes. Fiz a conta agora e tenho umas 3 séries para zerar antes de começar a ver OITNB ç_ç
    A Piper atriz e a mulé verdadeira são iguais e_e
    xx, likearocklikearoll.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TEM LIVRO SIM UEHUEHUEHUEH O post foi da minha casa até o Iapoque haha Obrigada ♥ Eita! Boa sorte com as três séries! ;D VERDADE DJFHJDFH A atriz foi muito bem escolhida, e ela faz umas caras que MDS ♥

      Excluir
  13. Acredita que eu comecei a assistir a série dois dias atrás? haha Fui assistir depois de ouvir tantos elogios do show. Eu achei super diferente e engraçado, mesmo com algumas cenas mais "pesadas" como as de sexo hahaha Mas amei mesmo, e concordo que é impossível não simpatizar com os personagens. Nem sabia que tinha o livro e que era baseado em uma história real :p Muito engraçado esse vídeo na versão Frozen, haha a Ariel com tatuagem <3 http://infectedbyculture.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, acredito ♥♥♥♥ Fico feliz de ver que esteja gostando dela, Gabi! ;D Tem o livro e é baseado em fatos reais sim haha Também amei o vídeo dfjkhdjfh ♥

      Excluir
  14. Adorei o post Miiiiii <3 Ainda não li o livro, mas a série eu AMO, acho super engraçada e apenas não ligo muito pra parte mais "picante" (porfa, a restrição é 18). A resenha ficou ótima, pretendo ler esse livro mais por curiosidade mesmo. Amo posts grandes, faça mais ok?

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Plum ♥♥♥♥♥♥ Ah! Você tem que ler o livro ;DDDD (realmente a faixa é alta uehueheuh). Obrigada! Fico feliz que tenha gostado e pode deixar que farei mais posts assim HAHA ♥ Beijão!

      Excluir
  15. Eu comecei a assistir o seriado esses dias e estou amando muito! Imagina o livro então! Deve ser muito melhor do que a série!

    http://www.heaserty.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO CRIE TANTAS EXPECTATIVAS! :OOO Sério, você pode se decepcionar jdshjhfd A série é muito boa mesmo, o livro também (mas é verídico, então sem muita comédia e afins).

      Excluir