24 setembro 2014

Sugarbones e suas ilustras feministas

16 comentários




Amber, uma mulher precisa de um homem como um peixe precisa de uma bicicleta.

Um assunto pelo qual ando me interessando cada dia mais é o feminismo. Lendo sempre matérias, teorias e conhecendo trabalhos artísticos que remetam a esse universo. Foi num desses "estudos" do tema que me deparei com o trabalho de uma ilustradora chamada Cheyenne Federiconi. A qual dissemina o girl power em seus trabalhos, que mesmo tendo um arzinho kawaii e menininha, passam uma mensagem pertinente e séria (ainda que tenham um ar de piadinha e ironia que eu adoro):

ele disse "me faça um sanduíche", então eu o fiz (de sanduíche)

não sou seu bebê

descansem em paz padrões de beleza

não, não significa me convença

lute como uma garota

se um cara bater (dar em cima de você) em você, dê (bata) de volta

"hey, caras não gostam disso em garotas"

se ele colocar as mãos em você, corte-as fora

E essas são só algumas das ilustrações incríveis da Cheyenne (ela também tem outros trabalhos que não falam necessariamente sobre feminismo). Vale acompanhar o tumblr amorzinho dela: sugarbones.net. E também dar uma olhada na loja onde são vendidas as ilustras como adesivos/bottons e afins: sugarbones.storenvy.com. Curtiram? Se consideram feministas também? Aliás, curtiriam um post dedicado ao tema por aqui?

Deixando claro porque vi algumas dúvidas nos comentários: feminismo NÃO É o oposto de machismo. O oposto de machismo é femismo ou misandria. Esse texto explica direitinho: aqui. E tio wiki também: aqui.

16 comentários:

  1. Adoro feminismo, feminismo é vida!!! Toda mulher deveria ser feminista! Traz tando beneficios a nós! Nada melhor que uma sociedade igualitaria né?
    Beijos ♡
    Blog: http://carolbrasileiro.com.br/
    Fan Page: facebook/blogcarolbrasileiro

    ResponderExcluir
  2. Sou feminista desde que me entendo por gente e adoro essas ilustrações que as pessoas fazem. É incrível como ainda existe gente machista, mesmo no século em que vivemos. ¬¬
    Adorei as ilustras, elas realmente tem um toque fofo e brincalhão sem deixar de serem reflexivas. A mulher é realmente talentosa! E essa paleta de cores... ♥ Gostei especialmente do 4º e do 6º; u3u

    agataluz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comecei a me interessar pelo movimento faz pouco tempo haha Mas sem dúvida é algo no qual desde pequenos podemos acreditar! Acho que a falta de informação e o preconceito ou a ideia de que feminismo é oposto de machismo afastam a maioria das pessoas </3 Infelizmente. Concordo, as ilustras são super fofinhas e ao mesmo tempo passam a mensagem ;DD

      Excluir
  3. Eu não sei, pra falar a verdade não sei direito o que realmente é o feminismo. Eu sou bem a favor da igualde entre os sexos.
    Algo que sou contra é essas mulheres que querem ser mais que o homens, que acham que homem tem que ta no chão fazendo aquilo que as mulheres querem. Nós sofremos isso, mulheres antes de nós sofreram isso de forma mais brutal ainda, e sabemos o quando isso é ruim, então por que nós vamos lutar contra algo, mas fazendo o mesmo com o outro sexo? É algo que não faz sentido. E não podemos generalizar algo "oh, todos os homens são machistas", como muitas mulheres radicais acham.
    Enfim, ta na hora de igualdade e fim! hahaha

    http://seisvidasemeia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ENTÃO PODE SE CONSIDERAR FEMINISTA GABI!!! ;DDD Feminismo é exatamente isso, a ideia de que exista a igualdade ente os sexos! Essas mulheres que desejam a aniquilação ou desprezam os homens fazem parte de outro movimento, a misandria.

      Excluir
  4. Feminismo = sempre a favor da igualdade dos sexos.
    Um movimento que apoio é o feminismo, pois é necessário a liberdade de ambos os sexos. Afinal, diante da lei homem e mulher não somos iguais? Não recebemos a mesma pena? Então por que no momento que estou trabalhando recebe menos do que um homem que tem a mesma função? Outros detalhes do feminismo que me chama atenção é a liberdade sobre o próprio corpo, NÃO APOIO O ABORTO, mas algo que o movimento feminista trata é a questão da mulher desesperada vai fazer o aborto em qualquer lugar e por isso é necessário a legalização do aborto. Sem falar do estrupo, onde a culpa é da vítima? POR FAVOR. O Feminismo não trata homem machista ou é contrário disso, ele apenas luta pela igualdade dos sexos!

    Hey You My Friend

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso Débora ♥ Acho que você resumiu a parte mais importante dos tópicos feministas haha

      Excluir
  5. Eu adoro Feminismo. Eu acho que a Emma Watson fez um excelente discurso sobre isso. Feminismo não é mulher > homem e sim mulher = homem. É a luta pela igualdade. Os homens também sofrem com a desigualdade, quando como dizem que um pai não sabe cuidar de um filho tanto quanto a mãe. Estou muito feliz que mentes estão se abrindo, mas ainda triste por tanta falta de conhecimento. Enfim, adorei as ilustrações! Adoro Girl Power.

    Midria, participa do sorteio lá do blog ;3 São duas camisetas (Bazinga e Legião Urbana) da Comics Camisetas. Um ano de blog!
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/2014/09/especial-1-ano-de-blog-sorteio-de-2.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O discurso da Emma foi ♥ "Feminismo não é mulher > homem e sim mulher = homem." SIM, SIM E SIM! Também ando adorando o fato de várias pessoas estarem se interessando pelo tema como eu (embora sejam poucas, já é um começo). Somos duas :D

      Excluir
  6. Olá!

    Curti conhecer as sugarbones! É sempre bom mostrar a diferença entre feminismo e misandria

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Já vi algumas dessas ilustrações no WHI e achei demais mas não conhecia a artista. Acho muito legal esse girl power que anda acontecendo hoje em dia! Ah e na ilustração que vc colocou a legenda "se um canalha bater em você, bata de volta", na verdade o "hit" significa tanto "bater" ou "dar em cima" em inglês, então a tradução certa seria tipo "se um cara dê em cima de você da em cima/bate nele" :3 só pra ajudar hehe Adorei o post, Midria. Beijo www.infectedbyculture.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei conhecendo as ilustras pelo WHI mesmo haha Obrigada pela correção Gabi (não manjo muito do inglês ainda jdfjdhfjkdfh então se sinta a vontade pra me ajudar nas traduções! ;D). Obrigada mais uma vez ♥

      Excluir
  8. Own *-* kkk eu já conhecia algumas, são realmente muito boas! E eu também sou favor total ao feminismo, nunca gostei de bancar a "menininha" para ninguém. Curso engenharia e edificações (eu pedreira kkkk).
    Amei o post!

    Beijão Midria ♥
    Furubeba!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "eu pedreira" TÔ RISOS FJGJKFGHKJDFHKJG ♥ Concordo! Não temos "dever" de nada. Aliás, não tem problema ser menininha, desde que isso seja opção sua e não algo que você faz pela pressão da sociedade para que você siga determinados padrões! ;D

      Excluir