26 outubro 2014

Happy Holi: o amável festival das cores

20 comentários



belezinha?

QUERO COMEÇAR DIZENDO: AMOR, AMOR E AMOR. É esse meu sentimento por esse festival. O festival no caso é o Holi (ou Happy Holi, festival das cores). Que é conhecido por ai como aquela festa em que a galera se suja de pó colorido. O que a maior parte das pessoas não sabe é que ele vai muito além disso, e vem de muito além disso: 

A origem do Holi é indiana, mais precisamente hindu. No Oriente é comum que os adeptos da religião comemorem entre fevereiro e março a chegada da primavera com essa festa que inclui a jogada/pintura com o pó colorido (começando com as crianças pintando seus pais e depois com todo mundo entrando na festa), além de comida, bebida e música. 

Mas como tudo que é bom deve ser compartilhado, o Holi acabou ganhando o mundo e várias cidades do globo já o receberam. Aqui em São Paulo já rolou algumas vezes, e esse foi a primeira que fui (das muitas que pretendo ir). E realmente não tenho palavras para descrever o quão incrível foi a festa. Ela rolou no Ibirapuera nesse sábado (25). Primeiramente a vibe das pessoas que estavam por lá: todos numa positividade inacreditável e num espírito comunitário que não tem como não amar. Segundamente a estrutura do evento em si, as atividades e apresentações que rolaram por lá. Teve meditação, yoga, dança típica indiana, vários artistas se apresentaram e claro, o pó foi o protagonista (bando de noia, Aécios, escravos do pó). Tirei muitas fotos para mostrar como foi:



Muita gente compareceu ao evento, e minha estimativa é de que cerca de 10.000 pessoas foram. O que adorei foi a diversidade: pais que levaram seus filhos, casais, alguns que estavam passeando pelo parque e decidiram aparecer, turmas de amigos, enfim: gente pra dedéu. E todas as pessoas sendo uns amores. Logo que chegamos fomos recebidas por um "BOM DIAAAA!!!!" super animado de uma turma que desconhecíamos. Aliás, fui com minha amiga Gi e a tia (diva) dela.








Então fomos pegar nosso kit (de pó) na biqueira, e mesmo com a fila básica aqui e ali os voluntários fizeram todo trabalho com muito amor então tudo correu rapidinho - a propósito, palmas para os voluntários. O nosso kit era um de seis doses então recebemos esse potinho e 6 tickets de doses. A cada ticket íamos a essa tenda e reabastecíamos nosso pote com uma cor diferente. Algo que achei bem legal é que cada cor tinha um significado: Renovação, Saúde, Paz, União, Alegria, Positividade e Amor. Nosso kit incluía uma camiseta, e como no dia fazia um certo calor troquei a minha meia estação pela branquinha lindeza do Holi:

Aliás, falando em branquinha (pó, pó, pó, GENTE, PERDOEM AS PIADAS COM COCAÍNA PLMDDS, NÃO CONSIGO ME CONTROLAR) a maior parte das pessoas estava de roupa branca, o que deu um efeito muito legal depois que o colorido começou a se espalhar. Fotos da nossa meleca:



♡ gimi 



gi diva

levemente destruída

A única coisa que me desagradou um tiquinho foi o pessoal que usou narguilé/maconha no meio de todo mundo. Nada contra mas tenho rinite, então em relação ao cheiro não sou obrigada! Mas de resto foi tudo bem ok, mesmo estando beem cheio todo mundo foi super respeitoso e acho que a única confusão que eu presenciei foi uma das tendas ter meio que desmontado pela demanda muito grande de gente querendo pó. Além de uma moça vomitando no meio de todo mundo por conda da bebedeira básica. DETALHES A PARTE, essas foram as pouquíssimas coisas que me incomodaram. Coisas pifes comparadas a toda a maravilha do resto.


fofonho 1




fofonho 2

Como disse, as pessoas de lá eram umas lindezas. E algo mais lindo ainda foram as crianças: muitas se lambuzando com o pó e parecendo uns arco-íris ambulantes. Com consentimento dos pais, claro, tirei foto desses dois menininhos (muita fofura). Algumas menininhas fizeram placas de "abraços grátis" e saíram abraçando geral. Outros pediam doação de pó! E alguns tocavam instrumentos, tomavam sol em cangas espelhadas pelo chão. 



levemente cansadas

Para finalizar esse post farei um mini-top do que rolou de melhor no Holi: (1) A apresentação dos bhajans and kirtans que cantaram mantras incríveis, ao som dos quais dançamos muito. (2) O pó, claro - e todas as possíveis piadas que eu fiz dele. (3) A energia de todo mundo, algo que eu nunca tinha visto ou sentido, e sem dúvida quero ter mais vezes. (4) Toda a simbologia do festival, das cores, das músicas, da data e afins. Resumindo: foi tudo sensacional, demais, muito bom, incrível, (insira aqui todos os elogios possíveis e imagináveis). 
Recomendo muito que vocês compareçam a um Holi. Pra nós a sensação foi muito boa (aguardem post da Gi, ela também tem blog: aqui). Ainda que os desse ano já tenham acontecido, se programem, pesquisem bem porque provavelmente algum ocorre na sua cidade ou em uma próxima de você ano que vem. Se já foram comentem o que acharam da experiência! Por fim aproveitem um pouco de um mantra cantado pelo bhajans and kirtans:


Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare ♪♫

20 comentários:

  1. Que delícia, Midria!
    Como seria bom se todas as pessoas pudessem sentir, ao menos uma vez, uma positividade dessas tão forte, mas tão forte, que enraizasse e deixasse saudade para que todos sentissem vontade de espalhar esse bem, né? Um simples sorriso, abraços gratuitos, fora a simbologia do pó mágico AHAHAHAH <3

    Ao tomar conhecimento de coisas ''pequenas'' como essas, simples eventos como esses, a sementinha da esperança toma conta do meu coração e sinto que ainda é possível espalhar a felicidade nesse mundinho cabuloso, viu?

    Obrigada pelas fotos e pela descrição do evento, pode ter certeza de que plantou um sorriso verdadeiro aqui do outro lado <3

    Beijos, querida!

    Hell ;*


    www.faroestemanolo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HELL, MOZÃO ♥ Concordo plenamente contigo. Sentir todas essas coisas boas que citei deveria ser direito básico de cada um! haha Fico felicíssima que você tenha se sentido tão bem ao ler o post e ver as fotos. Acho que essa é a intenção do festival num geral, contagiar até mesmo quem não tenha ido e espalhar a alegria e esperança por ai :D Obrigada pelo comentário incentivador como sempre ♥

      Excluir
  2. Que legal! Minha amiga foi nesse evento, ainda não conversei com ela, mas vi foto dela toda pintada hsuahusau
    Eu não sabia da existência desse negócio, mas bem legal. Gosto de coisas coloridas shuahusa

    http://seisvidasemeia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos amigos meus foram também! Tente ir no próximo! Tem bastante cor hahaha ♥

      Excluir
  3. Já ouvi falara dessa festa, achei a ideia inicial deles no Oriente comemorarem no começo da primavera assim. A festa realmente se tornou bem popular, que sorte a sua ter ido a uma. A energia que passam deve ser muito boa, até logo >3< !
    http://thewinnterwinds.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a ideia inicial é uma lindeza ♥ E sem dúvida, o holi ficou bem famoso! :D

      Excluir
  4. Vi algumas pessoas no feed do meu Facebook com as caras pintadas e até agora não tinha entendi mesmo o motivo. haha
    Deve ser uma desatualizada completa!
    Parece ter sido muito divertido mesmo, na próxima vez quero participar também! ^^

    Beijinhos <3

    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora entendeu hahaha Participe da próxima sim Raissa ♥

      Excluir
  5. Garota que invejinha de você,queria muito que tivesse esse tipo de coisa na minha cidade,mas como te contei e te mandei a foto de como é por aqui,dá pra se ver que é bem provável que isso jamais aconteça.
    Vi suas fotos no Facebook e fiquei pensando o que era,bom saber que agora você fez um post contando sobre como foi.
    Gente deve ter sido demais essa festa,uma vibe deliciosa...quem sabe um dia eu não vou?
    Beijox
    http://vinteanoos.blogspot.com.br
    xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Carol, é uma pena que não tenha esse tipo de coisa por ai </3 Mas who knwos, um dia você se muda e encontra um lugar que tenha tudo isso e outras coisas mais? ;D HAHAHA Muita gente me perguntou o que era, feliz que tenha conseguido explicar através do post. E sem dúvida, um dia você vai ♥

      Excluir
  6. "O ASSUNTO É PÓ E TU NÃO QUERIA QUE TIVESSE NINGUÉM USANDO NENHUMA DROGUINHA? ME POUPE" LÇAOKIJHFYGBHAKMLSODUHYANKMLSDOIHUA
    MIDRIAAAAAAAA, eu vi as fotos no teu fb, não curti porque to camuflada fingindo que não to on. ADOREEEEEEEEEEEEEEEEI as imagens e esse post, nossa, que eveja que tô de tu ter ido! Nem pra me chamar, na savaca
    Adoro a zoeira dos teus posts, e senti e vibe daqui mesmo de Taubaté *u* Um dia irei nesse festival com toda certeza.
    ━━━━━━━ •✺• Like a Rock Like a Roll •✺• ━━━━━━━

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SOCORRIN JFHJKSDFHKJDSHFDHSFKJSDHFKJHDSFJHFGKJHG Percebi sua camuflagem Indira (mas agora você stalkeou legal, então tô feliz ♥). OBREGADA PELO ELOGIO AS FOTINHAX E POR TER CURTIDO A ZOEIRA <3333 E na próxima cê vem pra SP sentir essa vibe de pertinho, obrigada, de nada! ♥

      Excluir
  7. Olá!

    Queria muito ter ido, queria sentir essa vibe maravilhosa, que senti até vendo as fotos!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Kamila, se tiver a oportunidade vá a um holi sim! ♥

      Excluir
  8. já tinha ouvido falar do evento. só não sabia do que rolava nele. quer dizer que isso é um pó. hahaha. achei super legal sair de lá toda colorida. parece até trote de calourada. e você se divertiu no final, isso que importa [apesar dos contras. lol]. p.s.: eu também faria piadinhas com o "pó". ((∴Emilie Escreve∴))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM HAHAHA A reação das pessoas quando estava voltando pra casa foi das melhores! Algumas perguntavam, outras só olhavam. E assim foi fjghkjhg PIADINHAS COM O PÓ ♥ Obrigada pelo apoio Emilie, VEMK Õ/

      Excluir
  9. Eu estou apaixonada pelo seu blog! Achei super "por acaso" e me prendi pelo layout de cara!
    É claro que depois eu fui ler as postagens e o amor só foi maior ♥
    Amei as indicações de álbuns (tô até pensando em conversar com o pessoal da equipe do meu blog pra participarmos), amei as indicações de filmes e séries...E amei as fotos do Holi! ♥ Eu adoro os mantras indianos! Queria muito ter ido, mas o Ibira infelizmente é super fora de mão pra quem mora no ABC Paulista. :(

    http://www.ohmyfeels.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chii ♥ Muito obrigada pelos elogios, de verdade! E fico felizona que tenha curtido o conteúdo do blog. A equipe do Oh My Feels ta convidadíssima pra participar do An Album a Week, viu?! E poxa, em relação ao Holi isso é verdade. Eu também moro um tiquinho longe do Ibira mas tenta se planejar no ano que vem, ver alguém que more mais perto ou tenha carro hehe Beijão e obrigada mais uma vez ♥

      Excluir
  10. INVEJA!!
    Sou apaixonado pelo Holi. Descobri ano passado quando estavam no meu estado, mas infelizmente não deu para eu ir :(
    Um verdadeiro Woodstock essa vibe, hein. Adorei seus relatos. Preciso tanto disso!
    As fotos ficaram liiiiindas também :D

    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô Lud </3 Tenta ir ano que vem, viu?! E verdade, muito vibe Woodstock. Aliás, foi a comparação que fiz quando cheguei lá! haha Obrigada ♥

      Excluir