02 dezembro 2014

Um tiquinho sobre a transição capilar: parte um, o que é a tal da transição

18 comentários
Se você percebeu o número cada vez maior de cacheadas que andam aparecendo por ai nos últimos tempos, provavelmente já se perguntou de onde elas vêm. E eis aqui a resposta: freeedom, freeedom ♪♫ hahaha Brincadeirinhas a parte, digamos que essa "ascensão cacheada" tem sim bastante a ver com liberdade. Mais precisamente em relação a um movimento lindeza chamado transição capilar. Já faz alguns meses que entrei pro time natureba, e decidi compartilhar um tiquinho de o que é/como é passar pela transição. E ah, transição antes de qualquer coisa não é nenhum bicho-papão, e sim algo bem mais simples do que parece: 

Depois de cansar da química básica da qual a maioria das meninas crespas/cacheadas são escravas hoje em dia, elas decidem voltar as suas raízes deixando o cabelo crescer naturalmente, sem retocar o alisante. E depois de um tempo elas cortam a parte alisada deixando apenas as molinhas na cabeça.                                                                                                                                                                                           (PS: algumas usam chapinha por muito tempo e isso altera a estrutura dos fios, essas também podem passar pela transição, além de outras crespas que fazem permanente de cachos. De qualquer maneira a transição mais comum é a de cacheadas que se tornaram lisas, mas é claro: vale para qualquer tipo de química ;D ).

Simples, não? Talvez em teoria sim, mas na verdade verdadeira a transição não é algo tão fácil. O conflito dela é o seguinte: imaginem uma pessoa que um dia decidiu alterar a estrutura dos seus fios, e sempre altera-la logo que seu fio natural aparece, ter que lidar com a famosa raiz alta que tanto odiava quando adepta da química. E a parte mais difícil, além de ter essas duas texturas, (liso escorrido em baixo e crespinho encima) ter de atura-las por um tempão até se sentir segura com o comprimento do cabelo natural a ponto de decidir cortar e livrar-se permanentemente da química. Pois é! Já ficou difícil, né? A transição se da basicamente assim:



Como ilustrei ~horrivelmente no paint~ essas são as fases da transição. (1) Quando seu cabelo ainda está liso e com química. (2) Quando você está em transição e deixa a raiz crescer naturalmente. (3) Quando você corta a parte com química e deixa só os toin oi oins na cabeça. (4) Depois de já ter passado pela transição, divando.
O período da transição começa a contar desde a última química que você fez até o dia em que você se livra de toda a parte alisada. A propósito, esse corte de toda a parte alisada se chama BC = big cut (grande corte em inglês). Uma sigla que quem entra em transição ouvirá bastante.

Antes de qualquer coisa é legal pensar que além de estética, passar pela transição capilar também engloba outras questões muito importantes. Duas em especial são a aceitação da identidade negra e o feminismo (invertendo para o lado negativo, racismo e os ridículos padrões de beleza). "O que alisar o cabelo tem a ver com racismo?". Tudo! Quando se alisa o cabelo afro, de certa forma você nega sua identidade e se submete a ideia de que seus traços são inferiores aos de outra raça. Aquela frase que toda cacheada/crespa já ouviu "cabelo bom é cabelo liso" é a uma prova disso. Um texto maravilhoso para compreender essa lógica é esse: aqui (leiam!). E quando se passa pela transição você aceita seus traços naturais, deixando de se auto-oprimir e de negar sua identidade.
E por fim, o que a transição capilar tem a ver com padrões de beleza: tudo também! A frase que eu acabei de citar prova isso. Por acreditar que cabelo bom é cabelo liso muitas meninas se tornam adeptas da química - não por acharem cabelo liso mais legal, e sim por serem levadas a pensar assim desde pequenas, seguindo o padrão, aquilo que a sociedade impõe como sendo o correto, aceitável e bonito. O feminismo (movimento mais lindeza dessa vida) propõe justamente o oposto: que cada um faça o que bem entender com o próprio corpo - cabelo também faz parte disso, obviamente - sem ter que receber piteco das pessoas do que fazem ou deixam de fazer em si mesmos. E que façam qualquer coisa porque querem, e não pela imposição de algum padrão.

ENTÃO MIDRIA, EU VOU TER QUE REPUDIAR CABELO LISO E QUALQUER UM QUE FAÇA QUÍMICA A PARTIR DE AGORA? ALISAR CABELO TA ERRADO? TODA CACHEADA QUE ALISA OS FIOS TEM QUE ENTRAR EM TRANSIÇÃO? TENHO QUE QUEIMAR MINHA CHAPINHA????

NÃO!!! Um não bem grande, de verdade! Entrar em transição tem tudo a ver com libertação e tudo mais. E é comum que se ouça por ai "em terra de chapinha, cacheada é rainha" ou coisas do gênero. Mas é muito importante lembrar que quando várias meninas passaram a alisar/esticar os fios, foi por pressão externa. Logo, não se pode sair de um padrão bobo para entrar em outro. Você pode sim entrar em transição, mas não faça isso porque "está na moda ter cachos". Se está realmente cansada da química, se seu coração pede a transição (e não a sociedade), vai fundo! Se jogue porque você será recebida de braços abertos.

Outra coisa muito importante é ter conhecimento: o racismo e a maior parte das formas de opressão só tem tanto poder pela ignorância de muita gente. Muitas que passam pela transição querem ter cachos a todo custo, quando são crespas. Na verdade verdadeira é legal se ligar direitinho em algumas definições em especial: 

Cabelo crespo = todo cabelo que forma cachos. 
Cacheado = é um diminutivo de crespo, e caracteriza os cabelos que formam cachos mais abertos. 

No desenho acima da para entender bem isso: existem tipos diferentes de cabelo, o tipo 1 é o mais liso 2a/2b/2c começam a ondular, 34/3b/3c cacheados e 4a/4b/4c crespos. Por isso alguns cabelos são bem crespos e sequer formam cachos, o caso de quem é 4c. Quem tem cabelos tipo 4 normalmente é adepta do black (sz). 

/algumas inspirações/

A minha parte favorita da transição é que além de se estar voltando ao cabelo natural, estamos de certa forma nos auto-aceitando. E propagando aquela mensagem amável de que: 


E GENTE! O post ficou gigante sem que eu percebesse hahaha Por isso decidi dividi-lo em duas partes: essa primeira parte onde conto o que é transição em teoria, e uma segunda onde contarei como estou passando pela minha transição e os pontos mais importantes dela (cuidados, produtos a usar e afins). Espero que vocês tenham gostado da parte um. Não esqueçam de me contar nos comentários se conhecem alguém que está em transição/já passou por ela, se vocês mesmos estão passando por ela ou se têm intenção de passar. Até a parte dois õ/ hehe 

18 comentários:

  1. Eu passei por um tipo de transição natural hsauhsua até meus 12/13 anos eu tinha cabelo liso escorrido, então em um belo dia eu resolvi repica-lo e deu que ele cacheou! Eu não odiei isso, até gostei, porque eram cachos largos e com a rais lisa, mas tinha vezes que ele ficava uma merda e eu passava a odia-lo desejando ter cabelo liso. Agora o amo novamente, há dois meses cortei ele acima do ombro e doei o que cortei.
    Além disso, eu também pinto meu cabelo de ruivo, porque pra mim cabelo colorido é foda! Eu pretendo algum dia, se tomar coragem, platinar, teve gente que me falou "ah, mas platinado só combina com cabelo liso" e eu fiquei tipo "¬¬", meu cabelo, meu problema, se eu quiser pintar de cor de bosta vou pintar u-u hsauhusahusa
    Enfim, adoro quando vejo pessoas assumindo seu cabelo, ou melhor se sentindo bem com ele da forma que você quer! Se quer pintar de rosa, pinta. Se quiser deixar metade lisa e a outra cacheada, deixa. O importante é você ser feliz com a sua escolha e se sentir bem com ela.

    http://seisvidasemeia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que história capilar fofa Gabi ♥ Eu também pretendo doar a parte lisa depois que fizer meu BC! E sem dúvida, seu cabelo, sua escolha. Se você se sentir bem com o platinado, vai com tudo. E essa parte do seu comentário: "Enfim, adoro quando vejo pessoas assumindo seu cabelo, ou melhor se sentindo bem com ele da forma que você quer! Se quer pintar de rosa, pinta. Se quiser deixar metade lisa e a outra cacheada, deixa. O importante é você ser feliz com a sua escolha e se sentir bem com ela." resume a vida :DDD

      Excluir
  2. Ja alisei meus cabelos uma vez, foi um erro tremendo, pois eu só queria baixar o volume, pois meu cabelo ja era liso. Não sofro ao deixá-lo crescer e voltar ao natural. Mas parabenizo quem consegue =D =D
    http://sexofraldaserocknroll.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas cacheadas fazem química por conta disso :( Não sabem como baixar o volume, e não entendem que nosso tipo de cabelo tem naturalmente mais frizz do que os outros. Anyway, se você gosta do seu cabelo baixinho, that's ok ♥ ;D

      Excluir
  3. Que texto lindo! Amei, de verdade! ♥
    Como feminista, acho muito importante esses processos de auto-aceitação, como você está fazendo. Acho muito lindo cabelos-afro, e assim que o seu estiver 100% natural, mostra pra gente ver como ficou! :D

    Oh My Feels!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Chii ♥ Que lindeza você ser feminista também ;D E ah, pode deixar que assim que eu fizer o BC posto foto de como ficou meu cabelo!

      Excluir
  4. MIDRIAAAAAAAAAAA
    Fico impressionada como as imagens que ilustram seus posts são sempre diwas. Acho bem legal algumas mulheres se libertarem da escravidão da química, porque na minha cabeça, se elas usarem muito, futuramente ficarão quase carecas G.G Espero que não seja verdade, mas enfim. Mas caramba, agora que eu parei para pensar, deve ser bem difícil no começo. Boa sorte pra tu ô/
    Acho que meu cabelo é 2A, e quando dou sorte (vulgo lavo/pego chuva e não penteio) 2B. Queria que fosse 2C mas tô feliz com o meu. ps.: SUAS ILUSTRAÇÕES SÃO MARA! JIADHUGVCVAHBJSKM <3
    ━━━━━━━ •✺• Like a Rock Like a Roll •✺• ━━━━━━━

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. INDIRAAAAAA ♥ Obrigada moça! Segredin sobre as imagens: passo mais tempo procurando por elas do que escrevendo os posts! hahaha E olha, dependendo da química não se precisa usar muito tempo, fica-se careca de cara. Na realidade algumas meninas tem corte químico porque misturam mais de uma química ou fazem em um período curto de tempo mais de uma. Dai o cabelo não aguenta e plau! Começa a cair.
      E zoia, é difícil mesmo passar pela transição :/ Mas obrigada hahaha HUM, acho que meu tipo é 3b ou 3c, só cortando pra saber qual é exatamente e.e E obrigada pelo elogio as minhas ilustras maravilhosas pq né djhfkjdhfkjhdfs

      Excluir
  5. Eu faço progressiva faz uns 4 anos e é uma coisa que eu nunca me arrependi, pois através da progressiva que eu comecei a me sentir melhor, eu acho maravilhoso cabelo cacheado, mas não em mim. haha

    Prazer, Jéssica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo certo, você se sentindo bem é o que importa ♥

      Excluir
  6. Quando eu era menor, a chapinha era minha bff. Meu cabelo era liso, mas não aquele extremo, e era isso o que eu desejava. Hoje em dia, eu o amo do seu jeitinho, meio bipolar acrescento. Hoje liso, amanha liso/ondulado, ontem cacheado. O problema é a oleosidade, gente, não é fácil lavar um cabelo comprido todo dia não. Amei o post! Acho que as pessoas tem que deixar o padrao de beleza de lado, sem alguma duvida! Ainda bem que já passei dessa fase, ahahaha. Um beijo!
    ideconectada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Eita hehe Que bom que você o aceitou. E olha: não lave o cabelo todo dia não </3 A oleosidade não é fácil mas pesquisa um tiquinho sobre no ou low poo pra você ver o quanto shampoo faz mau :( E obrigada, deixando todos os padrões (não só os de beleza) sempre de lado ♥

      Excluir
  7. Eu acho pessoas super corajosa as pessoas que resolvem assumir os cachos,e passar por toda a trasição,mas no final vale a pena. <3
    Beijos!
    Impossível ser Normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida Camila ♥ Seus cachos são uma lindeza ;D

      Excluir
  8. Amei o post, gostei muito da discussão acerca do feminismo e aceitar suas raizes <3. Usei escova e chapinha toda semana uma vez, mas foi por menos de seis meses, embora meu cabelo tenha ficado um pouco detonado eu não sei se pode ser considerado transição, mas quase sempre usei meu cabelo cacheado. As pessoas costumavam me dizer que meu cabelo era ruim porque era cacheado, mas desde que eu tenho dedicado mais tempo cuidando eu só recebo elogios hehe. Eu fico muito feliz que atualmente as pessoas estão abrindo mais a cabeça e as cacheadas e crespas estão sendo mais aceitas. Desculpa o livro kkk
    www.fatorhomer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! ♥ É sempre legal estudar e discutir um pouco sobre nossa vida e a origem daquilo que fazemos, né?! ;D Realmente, é tudo uma questão de conhecimento! Até a estética, como você disse, depois que passou a cuidar e entender um tiquinho mais de cabelo cacheado ficou uma limdeza hehe E sem dúvida, muito legal ver as crespas e cacheadas por ai ♥

      Excluir
  9. Eu acho que somos gêmeas separadas na maternidade SÓ PODE.Antes de achar seu blog, eu já estava com essa ideia em mente.Eu tenho cabelos ondulados e cacheados nas pontas, mas passei por dua definitivas, e desde o final do ano passado eu decidi parar com as químicas.Meus cabelinhos cacheado já estão na altura das minhas maçãs do rosto e estou super feliz em aceitar meu cabelo do jeito que é.E vejo que você esta passando pela mesma situação que eu.
    <3
    adorei o post
    xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AI SOCORRE, VEMK ♥ Vendo outras pessoas (blogueiras, colegas de escola) passando pela transição foi que eu me senti segura e inspirada para passar pela transição. Fico feliz que mais uma pessoa ~você~ esteja passando pelo mesmo que eu. E olha, esse processo de aceitação é maravilhoso mesmo! Que bom que curtiu o post ♥ Obrigada!

      Excluir