11 abril 2015

Vamos falar de feminismo?

14 comentários

Vamos falar de feminismo, migas?! Vamos!

Primeiramente, que fique claro: eu sou feminista, e esse post tem o intuito de desconstruir ideias pré-estabelecidas do que é feminismo, e mostrar do que realmente se trata o movimento. Então se você quer conhecer o feminismo de verdade, primeiramente esqueça tudo o que você já ouviu sobre ele até hoje! Esqueça o senso comum e vem com a tia Midria.


bomba do dia!

Já faz um tempo que eu me tornei feminista, e já pensava há tempos também em trazer um post sobre o tema aqui pro blog. Então hoje, cá estou eu! Começarei o post abalando as estruturas de vocês! Segurem os forninhos: feminismo, por definição no dicionário nada mais é do que "Ideologia que defende a igualdade, em todos os aspectos (social, político, econômico), entre homens e mulheres"! Que babado, hem gente?! Isso é o feminismo. E o que não é feminismo: misandria (ódio aos homens, mulheres que como mecanismo de defesa para misoginia que sofrem - ódio as mulheres - passam a desprezar homens, mas que não necessariamente são feministas, e obviamente, nem toda feminista é misândrica); querer ser homem (biologicamente impossível); aniquilar todos os homens da terra, domina-la e cortar o bilau de geral (porfa, teorias conspiratórias a gente deixa pros illuminatis); ser superior ao homem (igualdade, igualdade, igualdade (ou equidade): não tem nada a ver com superioridade). E por que não humanismo? Porque humanismo é a ideia de que nós seres humanos somos superiores a tudo, ou seja, não.

Definição de feminismo estabelecia, agora alguns exemplos de onde existe a tal desigualdade entre os sexos:
  salários e posições de poder maiores ficam em grande parte com os homens
 a mulher precisa ser de jeito x ou y para ser levada a sério enquanto o homem, apenas por ser homem, é uma pessoa completa perante a sociedade
 a mulher tem tripla (e as vezes quadrupla) jornada de trabalho: filhos, tarefas domésticas, trabalho e as vezes estudos, e o homem tem como "dever" apenas colocar comida na mesa
 a mulher é subjugada sexualmente como um objeto de desejo e não vista como uma pessoa que também tem desejos sexuais (como o homem é visto)
 a mulher sofre constante pressão para estar dentro de padrões de beleza enquanto o homem sofre muito menos, e não é julgado por ter desapego a sua aparência

E esses são só alguns exemplos de desigualdade entre mulheres e homens, obviamente existem outros que desfavorecem os homens, mas em grande maioria pegam para o nosso lado (e essa lista é interminável). Então por isso o feminismo, luta feminina para que haja igualdade pra geral. Mas de qualquer maneira, pegaram o gancho da coisa? Se você é mulher sem dúvida já sofreu algum dos exemplos. Caso seja da minha idade, já deve ter ouvido sua mãe dizer "vai lavar a louça" pra você, enquanto seu irmão jogava video-game (raiva eterna). O machismo está em tudo, e tenho certeza que depois de ler esse post você vai começar a perceber o quanto! - e o quanto precisamos do feminismo pra combate-lo.


vamos falar sério, agora?

É óbvio que como qualquer movimento social, o feminismo tem suas pautas e sua maneira de mudar aquilo que considera uma injustiça. Digamos que a grande pauta do feminismo seja a autonomia feminina: a mesma que o homem já tem, mas que ainda não foi completamente conquistada pela mulher. Ela vai desde a parte social, política e econômica que foi citada no significado, até a tão falada liberdade da mulher de fazer o que bem entender com o próprio corpo ou my body, my rules. Sem dúvida (além das outras questões, salariais, de direitos e tudo o mais) esse é um dos pontos mais falados, mas ele se divide em algumas partes. E antes de falarmos é importante pensar em: como uma pessoa pode ter autonomia sobre a vida num todo, se ela não tem isso sequer sobre o próprio corpo? 
Na minha visão essa é uma pauta que aproxima muitas mulheres do feminismo e ao mesmo tempo cria muitos pré-conceitos e afasta outras. Pensando nisso, montei um estereótipo feminista: tudo aquilo que montam como uma feminista, mas que na verdade (na maior parte das vezes) está bem longe da realidade de cada uma de nós - ou que sim, é nossa realidade mas é levado como errado pra sociedade em que vivemos. 
(DEUSA DO FEMINISMO, ME PERDOE POR FAZER ESSA MONTAGEM, MAS É POR UM BEM MAIOR, MOTIVOS DIDÁTICOS!)

Separei os rótulos/xingamentos em grupos para ficar mais fácil de entender a coisa:

"Puta, rodada" Nesse caso o intuito é dizer que feministas são promiscuas, fazem sexo demais, "dão" pra qualquer um. E minha gente, é ai que a desigualdade começa. Já viram algum homem sendo julgado por ficar com várias mulheres? Dificilmente né. No caso deles o que ocorre é o contrário, ele é vangloriado e chamado de garanhão. O que diferencia o homem da mulher nesse quesito? Ambos têm desejos sexuais. A diferença é que nós mulheres somos ensinadas a reprimi-los enquanto os homens são super estimulados desde pequenos a segui-los. Ou seja: dane-se com quantas pessoas eu transo ou deixo de transar, "A PORRA DA BUCETA É MINHA" - como diria a pensadora contemporânea Valesca Popozuda. Tendo essa noção, nós faremos sexo com quantos quisermos, obrigada.
"É falta de pau, frustrada sexualmente, mal comida, virjona, encalhada, quando casar resolve" O clichê zzz de achar que tudo nessa vida se resume é pênis, e que nosso universo gira em torno da rola alheia. Não, eu e todas as outras feministas não deixaremos de ser feministas por começarmos um relacionamento (pensa só na grande parcela que está em relacionamentos, elas têm o que, uma vida dupla?). Tem feminista casada, solteira, divorciada, viúva, e ah, xô te contar: lésbica e bissexual (onde entra a falta de pênis ai?).
"Merece ser estuprada" Estupro (ainda é preciso dizer isso?) não é uma brincadeirinha que se faz por ai. É algo sério, pode causar traumas gigantes na vida de uma pessoa - e as mulheres são a parcela maior das vitimas dessa violência. Não, ninguém merece ser estuprado. E é justamente contra essa ideia absurda de que "ela pediu pra ser estuprada, se ofereceu, estava de roupa curta, sozinha na rua uma hora daquelas" a qual o feminismo se opõe. A culpa é sempre do estuprador, sem mais.
"Igualdade quando convêm, pq não se alista?, e pagar a conta?" Não, a igualdade que pedimos não é só a que nos convêm. É a igualdade que nós não temos. O alistamento é perguntinha carimbada. Por que raios lutaríamos pra algo ser obrigatório? Não é muito mais fácil que os homens se organizem e peçam pelo alistamento voluntário para todos (já que no momento o obrigatório só contempla a eles)? A questão da conta/mulher grátis até meia noite e afins. tem uma explicação bem facinha também: já pararam pra pensar que quando se paga a conta pra alguém, abre a porta do carro, e coisas do gênero estamos falando do famoso cavalheirismo? Cavalheirismo que é a ideia babaca de: estar fazendo algo pra uma mulher, querendo algo em troca mais tarde (diferente da linda gentileza de cada dia, para qualquer um, independente do sexo/idade/cor/e afins). Então migas. basicamente: estamos sendo pagas pra deixar nosso corpinho disponível.
"Odeia casamento, anti-maternidade, putinha aborteira" Se odiar casamento tiver alguma relação com o repudio a ideia idiota de que a mulher tem que viver em função dele, para conseguir um casamento ou para ser uma mulher digna de casamento... Sim, odiamos casamento. Mas isso não quer dizer que não casaremos. Ou que (olha só que bafo!) não existam feministas casadas, tem feminista casada (e muita!). Em relação a maternidade e aborto temos quase as mesmas questões. Tem feminista mãe? Claro que sim!!! E como elas podem ser a favor do aborto ao mesmo tempo? Simples, uma gravidez pode ser algo que você deseja na sua vida, mas várias outras mulheres não. 
"Peluda, feiosa, gorda" Xingamentos de quinta série. Esse é o maravilhoso grupo que fala sobre características corporais como se fossem algo pejorativo. E bom, na nossa linda sociedade machista/racista/gordofóbica elas infelizmente são consideradas algo ruim. Esse tipo de ofensa bate de frente com a ideologia feminista na parte de percebemos que: o corpo é nosso, nossas regras. Ou seja; gorda, magra, preta, branca, alta, baixa, cacheada, lisa, indie emo gótica ou rolezeira: foda-se o que pensam sobre o nosso corpo. Ele é nosso, cada um tem um (olha que coisa mais perfeita: se não gosta de algo no meu corpo não tenha no seu). E também chegamos na questão dos padrões de beleza e essa patifaria toda: se eu não quiser me depilar, que diferença isso faz na sua vida? (ozomi tudo são peludos, e ai?) Se eu gostar de cabelo crespo ou cacheado? Se quiser usar burca ou mini-saia? Nenhuma né migues.
"Ama ppk, sapatão" Amamos ppk? Sim! Vamos até instaurar a ditadura bucetista (brincadeira! talvez não). Mas já pararam pra pensar que a vagina é uma parte "renegada" do corpo da mulher. O "pau, pênis, varão. espada" é exibido com orgulho. Enquanto "a piriquita" escondida e guardada a sete chaves. A questão é: se ouvir feministas falando de vagina, não se espante! É só algo que faz parte do nosso corpo, nos define como mulheres, e que falaremos tanto quanto falam de pênis por ai. E ah, as sapatões: vagina é algo tão bom, por que não gostariam? (lesbofobia é assunto pra outro post, mas reparem na junção de machismo + homofobia: mulher objeto de desejo, tem que ser na dela e não pode desejar; homem o sujeito que deseja, o garanhão, passa o rodo AHAM!).
"Quando vai mostrar as suas tetas?" Ah, os mamilos, que assunto polêmico não é mesmo? Deixa eu contar uma coisa: mamilos não fazem parte da área pubiana (ou seja, não estão atentando ao pudor quando são mostrados). O grande ponto dos peitos é o seguinte: os homens também têm (e amostram livremente todos os dias), mas os deles não foram desenvolvidos por motivos de: não amamentam. Os nossos sim, e o que decidiram fazer com isso: sexualizar. Seios não são sexuais, são simplesmente uma parte do nosso corpo que sexualizaram sem a nossa permissão. Por isso, quando uma mulher amamenta em um local público é ridículo que os tarados alheios fiquem encarando o seio dela. E se na marcha das vadias ou qualquer outro protesto feminista você ver as mulheres sem camisa, entenda: elas não estão fazendo nada que não tenham o direito - tanto quanto o homem já tem e exerce sem ser questionado.
"Quer aniquilar ozomi tudo, odeia omi" FEMINISMO NÃO É MISANDRIA! MENTALIZEM! ESCREVAM ISSO 500X NO CADERNINHO DA ESCOLA, OBRIGADA. E ah, misandria não é o oposto de misoginia: misoginia mata, misandria não.
"Mimizenta" Palavra chave que todo opressor irá usar contra o oprimido: isso é tudo mimimi. Não, não é mimimi reclamar porque em todos os lugares você tem de ceder espaço a homens que se acham superiores a você, não é mimimi reclamar de assédios diários e de ter de ouvir fius fius na rua além de ter medo de sair a noite sozinha, não é mimimi reclamar por ser julgada pela sua vida sexual, não é mimimi reclamar dos padrões de beleza, não é mimimi querer ser tratada como gente! Não relativizar a dor do oprimido é o primeiro passo.

que que a gente quer além de dançar cindy lauper?

Em base, é isso: o feminismo é o movimento que luta contra a desigualdade que oprime a nós mulheres todos os dias desde que a humanidade é humanidade. Concorda que as mulheres merecem os mesmos direitos que os homens? Além dos que citei acima, os de outros lugares onde a diferença é mais gritante que aqui e elas são impedidas de estudar, dirigir, trabalhar ou votar, só por serem mulheres, por exemplo. Você acredita que isso é um absurdo? Já pode começar a se considerar feminista (porque toda mulher já nasce sendo feminista, só não se descobriu ainda). Caso tenham alguma dúvida comentem (fiz de tudo pra deixar o texto o mais claro possível, mas posso ter me enrolado um pouco talvez muito). Um beijo pras outras irmãs feministas e por hoje é só, pessoal! 

14 comentários:

  1. Com certeza eu apoio o feminismo. O q eu acho só é q o q pode confundir o q é o feminismo é pq parece o contrario de machismo (claro q não é), talvez se a palavra usada remetesse a "igual" fosse melhor, sei la.. "igualgeneroismo" kkk (talvez o igualitarismo se encaixe... não sei...)
    Há mto a ser feito ainda, mto a ser ensinado sobre a igualdade, que mulher pode e deve fazer tudo q o homem faz e sem ser discriminada pela sociedade.
    Mto bom seu texto, bem explicado, eu gostei. É um tema q tem msm q ser discutido.
    bjoos

    http://milkandchoc.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você apoia essa causa linda Andressa ♥ Fico feliz que o texto tenha ficado bem explicativo! hehe E sem dúvida, feminismo tem que ser disseminado por ai sem dó! Sobre a questão do nome, feminismo é o termo mais correto porque é a luta contrária ao machismo, entende? Se fosse "igualitarismo", ficaria muito amplo e não daria pra saber sobre o que exatamente o movimento lutaria. É o mesmo pra causa LGBT, negra e afins. Cada um tem suas pautas, nem todo mundo se encaixa nelas... E claro, os homens já dominam uma maioria esmagadora dos espaços do mundo (isso incluí a linguá, aka "a-men" "o homem" -quando se fala da humanidade ALÔ tem mulheres também!!!), o pouquinho que as mulheres ocupam para lutarem por seus direitos não pode sequer levar um nome que remeta ao nosso sexo? hehe

      Excluir
  2. Acho boa a causa, mas muitas mulheres se aproveitam da situação pra fazer coisas erradas

    http://sweetpoisonteen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tipo de coisa? Tem muita gente que usa do feminismo como desculpa pra fazer coisas absurdas, mas oh: não têm nada de feministas, viu?

      Excluir
  3. Um dos melhores posts sobre o assunto, obrigada.
    Não gosto de rótulos, então dificilmente os uso.
    Acho que me defino como uma pessoa que deseja justiça e direitos iguais para todos, sejam pobres, mulheres, negros, imigrantes... Enfim, todas as pessoas que são tratadas de forma diferente por algum preconceito imbecil. Não que eu não tenha meus preconceitos, porque isso vem da humanidade e é quase impossível não ter pelo menos um pouquinho de preconceito com algo, a diferença mesmo é como você reage ao seu preconceito....
    Enfim, adorei esse texto!!!
    Girl Power!!

    Beijo,
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Raissa ♥ Olha, eu também já tive meus problemas com rótulos. Mas pensa no seguinte: não tem problema nenhum se rotular como feminista! Se você apoia a igualdade para todos que são destratados por alguma característica/preconceito bobo, você consequentemente apoia as causas separadamente, saca? O importante desses movimentos (e dos rótulos para os apoiadores deles) é que eles vão tratar das reivindicações específicas de cada grupo oprimido, e vão mudando a mente de cada um aos poucos. Já que - infelizmente - não rola isso de todo mundo do nada pensar que "nossa, somos todos iguais!" e pumba, a mágica acontece... Seria lindo, mas não é assim. Por isso precisamos das feministas, dos ativistas LGBT, negros, sem terra, e por ai vai ♥ Mas enfim, espero que o texto tenha sido bom pra te esclarecer os outros ponto. Girl power sempre, sim!!! :DD

      Excluir
  4. m dos melhores posts sobre o assunto, obrigada.
    Não gosto de rótulos, então dificilmente os uso.
    Acho que me defino como uma pessoa que deseja justiça e direitos iguais para todos, sejam pobres, mulheres, negros, imigrantes... Enfim, todas as pessoas que são tratadas de forma diferente por algum preconceito imbecil. Não que eu não tenha meus preconceitos, porque isso vem da humanidade e é quase impossível não ter pelo menos um pouquinho de preconceito com algo, a diferença mesmo é como você reage ao seu preconceito....
    Enfim, adorei esse texto!!! /RT na Raissa!
    Na boa, ela tirou as palavras da minha boca <3
    Xx,
    www.dreamsinparis.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu também já tive meus problemas com rótulos. Mas pensa no seguinte: não tem problema nenhum se rotular como feminista! Se você apoia a igualdade para todos que são destratados por alguma característica/preconceito bobo, você consequentemente apoia as causas separadamente, saca? O importante desses movimentos (e dos rótulos para os apoiadores deles) é que eles vão tratar das reivindicações específicas de cada grupo oprimido, e vão mudando a mente de cada um aos poucos. Já que - infelizmente - não rola isso de todo mundo do nada pensar que "nossa, somos todos iguais!" e pumba, a mágica acontece... Seria lindo, mas não é assim. Por isso precisamos das feministas, dos ativistas LGBT, negros, sem terra, e por ai vai ♥ Mas enfim, espero que o texto tenha sido bom pra te esclarecer os outros ponto./RT na minah resposta pra Raissa também <3 Obrigada pelo comentário, Jessika! :D

      Excluir
  5. Um dos melhores posts que já li sobre o feminismo, parabéns!

    Gostei principalmente do último parágrafo e da última imagem :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mel! Fico feliz que tenha gostado do post, sempre bom espalhar o feminismo por ai ♥ hehe

      Excluir
  6. SOCORRO, apaixonei nesse post. Assim, acho q uma mulher q não é feminista, ela é burra, pq ainda existe muito hoje em dia essa coisa de: se ela pega todos, ela é galinha (perjorativo). Se ele pega todas, ele é o comedor (elogio; o fodão). Isso que eu fico muito indignada. Mas admito que tem MUITO MAISS GENTE feminista que eu. Apenas expondo minha opinião, conheço meninas que QUALQUER COISINHA leva como machismo e chega até irritar, e que usa como desculpa isso de que: mulher pode pegar todos. Daí a mulher aproveita e PASSA O RODO COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ. Acho isso feio, sla não tenho uma justificativa pra achar isso feio, apenas acho. MAS CLARO, da mesma forma que acho q isso pega mal pra menina, TAMBÉM PRA MENINO. "A PORRA DA BUCETA É MINHA" MORRI KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Acho que apesar de a porra da buceta ser sua (minha, de todas nós), sim a gente podia dar pra quem bem entendesse, mas não tornar isso público sabe? Sei lá eu posso até estar sendo meio hipócrita com relação á isso, mas eu não consigo pensar de outra forma. Olhando pelo lado de mulher deveria ganhar e ter os mesmos direitos que o homem CONCORDO TOTALMENTE.
    Uma vez, vi um anúncio no youtube (da Dove se não me engano), que perguntaram pra algumas mulheres: O que é lutar que nem mulher? Daí elas iam fingir todas frágeis lutar como uma mocinha frágil aiai uiui. Mas depois fizeram a mesma pergunta para criancinhas (meninas), e elas lutaram com toda a força que elas conseguiram, sabe? Tipo, muitas mulheres hoje em dia tem esse pensamento machista, até mesmo as mulheres!! Mas as crianças que não sabem ainda como é o mundo e ainda não foi influenciada por esse sistema (um pouco machista), elas não tem isso. Então depende da nossa educação desde pequena, em acreditar em nós mesmas do que somos capazes: que jogar futebol não é "coisa de homem", e trabalhar com carro não é
    "coisa de homem". Aliás, minha mãe trabalha com carros, e tem MUITO HOMEM que tem preconceito com ela, tipo: uma mulher mexer no meu carro? não senhor! Daí eles não deixam minha mãe fazer o trabalho dela, SÉRIO ISSO! Fico putaaaa (sendo que minha mãe faz as coisas melhor que muito homem por aí, assim o sexo da pessoa não quer dizer nada!). Mulher é sexo frágil: QUE NADA!
    Mas não tem jeito mesmo, não adianta lutar de mais por um mundo perfeito que não vai existir um mundo sem preconceito. Já parou pra pensar que tem a lei contra a violência física á mulher, quando ela apanha é oq? coitadinha. Mas quando o homem apanha de uma mulher? a gente fica CHUPA OTÁRIO KKKKKKKKKKKKKKKKK
    Mas sério, eu acho muito lindo que nós, mulheres estamos nos unindo pra mostrar que elas não são fracas não. E o mais !!!!!!!!!!!!!!! disso é que tá até na mídia. Adoro quando passa esses comerciais feministas na tv, até arrepia. #porummundocomhomensquevalorizemasmulheres #obrigada #deus KKKKKKKKKKK pq sim, é muito triste isso de homem faltar com respeito, eu fico MUITO BRAVA


    Meu deus, que comentário enorme é esse!!!!! HAHAHA Enfim, Midrinha linda do coração, lembra de mim? Sou a gabi do Wonderland. Voltei com um blog diferente e resolvi começar do zero, tava com saudades de passar por aqui, e de blogar. Tão feliz pq volteeeeeei ♥♥♥

    beijos!

    electric feel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GABI QUE COMENTÁRIO GIGANTE MESMO HAHAHAHA ♥ Mas adoro, comente sempre assim! Então, pensa comigo: se é ridículo essa rotulação de "puta" e "garanhão", por que se importar com ela? Sei que pode parecer meio chocante a questão da liberdade sexual num primeiro momento, mas é só perceber que com quantas a fulana transa ou deixa de transar, INDEPENDENTE DE TRANSAR OU NÃO, isso não muda nada na nossa vidinha, entende? É ai que o "a porra da buceta é minha" entra hehe Não é hipocrisia, é só uma desconstrução que você ainda não teve ;D Do resto: seu pensamento ta mais que certo ♥ Girl power sempre, mulheres badass sempre, female are strong as hell haha \Õ/ Raivinha pelo que sua mãe passa x2 :( Mas nós mulheres (eu, tu, elas) tendo essa ideia de que somos fortes pra caralho também, já é um avanço gigante! Claro, é linda essa irmandade - o nome dessa lindeza é sororidade - que exite entre nós. E fico muito feliz que você tenha voltado a ativa (claro que lembro de você! hahaha) ♥

      Excluir
  7. A senhora é destruidora mesmo viu?!
    Que post mais amorzinho, super didático, achei super esclarecedor e amei a "feminazi" que você criou aushuahsua
    Esse post é de utilidade pública, você explicou os principais "argumentos" das pessoas que são contra o feminismo.
    Beijos!


    www.PrioridadesFemininas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É A SENHORA QUE É DESTRUIDORA ♥ Ludi, é muito bom "ouvir" isso de você! Sério mesmo, te admiro pacas como feminista! Fico feliz que tenha atingido meu objetivo com o post \õ/

      Excluir