18 dezembro 2013

Opinião dos leitores: Ganhar dinheiro com o blog, é certo ou errado?

Nenhum comentario

Um assunto que vem gerando bastante polêmica ultimamente é: Ganhar dinheiro com o blog. Dentro desse tema ainda existem várias outras discussões como por exemplo "Quanto as blogueiras ganham?". Mas as opiniões divergem bastante em relação a isso. Alguns dizem que é errado, que devemos manter o blog com uma certa "essência", outros dizem que é certo pois o blog pode vir a se tornar realmente um trabalho. 
Pensando nisso eu convidei algumas pessoas do grupo "leitores do depois dos quinze" (grupo que discutiu bastante sobre isso) pra opinarem. Fiz a seguinte pergunta: 

"Ganhar dinheiro com o blog, com parcerias, publiposts, 
resenhas ou outros meios. É certo ou errado? Por que?". 

E da uma olhada no que responderam:

Sofia Andreassa - Sophie Samie Sarfati
O que eu acho de blogueiras ganhar dinheiro? Bem, há uma linha tênue entre querer ter seu trabalho reconhecido e virar uma daquelas blogueiras loucas por dinheiro que se matam entre si por causa de um vestidinho de marca importada. Ter seu trabalho reconhecido é bom? Sim muito. É o sonho de qualquer um que se esforça em qualquer coisa, mas chega um momento em que para muitas, o reconhecimento vira ganância. Tem blogueiras que se dedicam somente ao seu blog, que deixam de viver uma vida real e off-line. Isso que é ruim, por que é mais fácil viver uma vida ganhando dinheiro como blogueira do que como 'Jornalista', por exemplo. Se eu leio blogs cheios de publi-post? Não, por que fica cansativo. Estou lendo um blog ou vendo uma vitrine? Muitas blogueiras podem (e vão) condenar minha opinião a respeito, mas acho que o mais importante é blogueira manter a autenticidade e manter o foco. 


Giovanna Malvezzi - Cinderela do Avesso 
Hoje a profissão blogueira não é bem divulgada e honrada como outras e surge sim uma intolerância na hora que se fala sobre o salário das blogueiras. Eu queria deixar minha opinião bem clara, não acho errado. Mesmo que tenha começado por um hobbie, se a pessoa gosta e se dedica acaba virando um trabalho; E como qualquer outro ele desgasta a pessoa. Sobre publis, resenhas, parcerias e tudo mais, acho fundamental para que o blog se torne um trabalho.

Amanda Gonçalves - Conspirantes
Mais do que certo! Da mesma forma com que cada um trabalha à sua maneira e vende seu serviço, o blog é o serviço e o portal que muitas empresas procuram. Porque, afinal, o blog dá trabalho. Demanda tempo. Dá dor de cabeça. Dá MUITO trabalho. E tudo o que gasta tempo e esforço merece 'recompensa'. O pagamento. No blog, você é autônoma, e o que você recebe depende da dedicação. Ainda mais é bem mais influente do que uma propaganda na TV ou no 'Luciano Hulk". Não vejo motivo para não receber por ele.

Elen Ferreira - Mais cor, por favor! 
Olha, eu acho que quando o blog já está quase se tornando uma empresa, você já tem um x numero de seguidores, um publico fiel, porque não começar a fazer publipost, etc? É igual uma loja: fiz uma loja, eu tenho o direito de colocar o preço que eu quiser, o nome que eu quiser e fazer a propaganda que eu quiser. Acho ridículo o povo falar tão mal de blogueiras que ganham, elas só estão fazendo o trabalho delas. Mas sempre tem umas que criam o blog com esse pensamento de só ganhar, essas só vão perder. E outra: tem algumas que vendem sua opinião e acho isso errado, publipost na minha opinião você não vende o que você acha e sim um espaço reservado para falar de tal produto. Mas enfim... Ganhar dinheiro com o blog NÃO é errado na minha opinião.

Natalia Nascimento - Twitter
Ganhar dinheiro com blog é valido SIM. Entretenimento vende e ninguém deve "trabalhar" de graça! Quando a blogueira trabalhar bem o retorno é inquestionável, ninguém recusa dinheiro. Ainda mais quando se é fazendo algo que gosta.

A minha opinião é: Quando a pessoa pode ganhar dinheiro fazendo o que gosta, pode até parecer que isso é fácil ou coisas do tipo. Mas ter um blog não é fácil. Logo, eu acho muito justo que ela possa ganhar com isso. Se a pessoa tiver o censo de não "enfeiar" ou "vender" o blog melhor ainda. Porque ela vai poder investir nele e a publicidade vai gerar algo bom pro próprio blog. Acho que é correto sim. Mas em determinados casos, quando a publicidade toma conta do espaço todo, isso pode ser prejudicial. Não creio que errado, já que cada um faz o que bem entende com o blog. Mas em excesso isso só vai ser ruim e espantar os leitores. 

E vocês, acham que é certo ou errado ganhar dinheiro com o blog? Das próximas vezes vou convidar pra opinarem também na página do blog no facebook, curte lá: aqui. Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário