02 janeiro 2014

Os livros que eu li no ano de 2013

8 comentários
Esse ano eu posso dizer que li muitos livros (em 2012 eu li 2,2, ninguém precisa saber). Contando todos os livros lidos por mim esse ano, eu cheguei a um total de 21 livros! Minha meta era ler no mínimo 10, ou seja fiz o dobro. Fiquei realmente feliz com esse número e espero que ano que vem eu leia bem mais. Decidi compartilhar com vocês quais foram os livros lidos em 2013, com alguns comentários sobre o que achei de cada um.

1. O Diário de Anne Frank (editado por Otto Frank e Mirjam Pressler)
Ganhei esse livro no natal de 2012 e logo comecei a lê-lo. A história como devem saber é sobre uma garota judia que se refugia na época do Nazismo, e relata a vida de privações e falta de liberdade de uma adolescente durante essa época. O livro é incrível tanto por ser um diário verdadeiro e pelo contexto histórico quanto pelo fato de a Anne ter uma escrita divina. O que faz com que devoremos o livro. Leitura obrigatória haha

2. Zumbis x Unicórnios (Vários Autores)
Um que foi super comentado e adorado por muita gente. Eu particularmente não amei o livro. Ele é ótimo pra passar o tempo e conhecer novos autores (já que é uma antologia, 12 autores e cada um tem um conto presente). Adorei os contos do Scott Westerfeld e da Meg Caboot, o que me fez ter vontade de ler outras obras deles. Gostei bem mais das histórias do time Zumbi, achei algumas do time Unicórnio bem chatas. Então sou time zumbi. Indico pra quem é fã de uma dessas criaturas. 

3. A Hospedeira (Stephenie Meyer)
Li porque descobri que ia ser adaptado pro cinema e realmente me surpreendi. Minha primeira leitura da Stephenie Meyer foi Crepúsculo, que eu abandonei logo nas primeiras páginas. Mas essa me deixou bastante satisfeita. Num mundo invadido por alienígenas, a hospedeira de um desses alienígenas começa a se comunicar com a sua "alma-hospede", e de certa maneira controla-la . Pode parecer um pouco bizarro e durante o decorrer da leitura você vai encontrar trechos um tanto quanto densos e massivos. Vale a pena pra quem curte o gênero ficção científica, mas com um toque de romance.

4. Jogos Vorazes (Suzanne Collins)
Na época em que li, já tinha assistido o filme. Então não tive grandes surpresas e tudo mais. No entanto foi uma leitura bacana pra perceber detalhes que não foram colocados no filme e pra ter uma visão mais "profunda" do que a Katniss pensava. É meu livro favorito da trilogia.

5. Em Chamas (Suzanne Collins)
Confesso que foi o livro que eu menos gostei, achei denso. mas em compensação é meu filme favorito até agora Gostei mas realmente não é meu favorito.

6. A Esperança (Suzanne Collins)
Gostei bastante e acho que o desfecho de toda a história foi bem satisfatório. Adoro coisas relacionadas a revolução, e como isso é bastante presente no livro gostei muito. Tem muitas surpresas então é o meu segundo favorito e com isso indico a série inteira. 

7. O Ladrão de Raios (Rick Riordam)
Como Jogos Vorazes, foi mais um que eu já tinha visto filme. E passei a não gostar muito do filme depois desse livro. Eles mudaram muito muito MUITO a história. Então em vários momentos eu ficava me perguntando que diabos os adaptadores tinham na cabeça. No fim das contas gostei muito da história do livro em si.

8. A Culpa é das Estrelas (John Green)
Me odeiem pra sempre, mas foi um dos livros que eu menos gostei nesse ano. Eu devorei a história de Gus e Hazel como todo mundo deve ter feito. Mas achei muito amorzinho a insensível , e não consegui tirar muitos pontos positivos do livro. Não chorei. Não curti muito os personagens. Ou seja, não foi uma boa primeira impressão com John Green. Com muita gente a história funcionou, então acho que é pra ler se quiser tirar a prova.

9. O Guia do Mochileiro das Galáxias (Douglas Adams) 
Outro que eu não gostei (esse eu não gostei, mesmo). Muita gente recomendou e é "clássico", "ácido" entre utras coisas. Então fui super ansiosa ler. Foi uma decepção. Não consegui me prender a história do "carinha que tem um amigo E.T. disfarçado e vai pro espaço salvar a Terra". Pra quem é fã de ficção científica acho que é válido. 

10. Depois dos Quinze (Bruna Vieira)
Acompanho o trabalho da Bruna e não deixei de ler os livros dela. Pra mim o Depois dos Quinze foi um livro, digamos "fraco". Como um livro em si eu não considerei tão legal. Mas pra quem acompanha o trabalho dela com o blog, ou quer conhecer a escrita dela é interessante. Não necessariamente me decepcionou,  mas não foi um grande amor.

11. Assassinato no Expresso do Oriente (Agatha Christie)
Nunca tinha lido nada da Agatha Christie, mas um dia vi uma publicação sobre ela e pra minha surpresa minha mãe tinha um dos livros dela. Corri pra ler e me apaixonei. O desfecho do mistério, o desenvolvimento do caso. Achei tudo incrível. Pra quem é fã de mistérios e casos policiais, acho que é um bom livro da autora pra começar.

12. O Mar de Monstros (Rick Riordam)
Gostei do livro, nada além. Achei bacana a continuação que foi dada pro primeiro, mas não é dos meus favoritos da série.

13. A Maldição do Titã (Rick Riordam)
Tive um sério caso de ódio com vários personagens do livro AUSHUAS Achei um pouco confuso no começo. No entanto lá pro fim curti bastante o livro.

14. A Batalha do Labirinto (Rick Riordam)
Percabeth. Percabeth. Nesse livro os personagens estão amadurecendo e etc. É o meu segundo favorito. O desenvolvimento da história na minha opinião foi o mais perfeito da série.

15. O Último Olimpiano (Rick Riordam)
Eu amei, amei mesmo o desfecho da série. O final que da um "friozinho na barriga". O livro é o que eu mais gosto e deixou aquela vontade de ler mais da história do Percy e das aventuras no Acampamento Meio-Sangue.

16. As Vantagens de ser Invisível (Stephen Chbosky)
Já havia visto o filme e chorado litros. Mas com o livro eu chorei ainda mais. Com o livro, claro, vemos mais detalhes da história e uma visão um pouco diferente da das telas. Gostei muito mesmo do livro e é super indicado. Tanto ele quanto o filme.

17. 1984 (George Orwell)
Ouvi várias pessoas recomendando muito o autor George Orwell, alguns dizendo que era o pai das distopias, outros que ele deixava as distopias atuais (Jogos Vorazes, Divergente) no chinelo. E realmente  fiquei boquiaberta com o autor. A maneira como a história corre é muito interessante. E como o livro foi escrito no passado, imaginando o futuro daquela época (1984), vemos a imaginação do autor se concretizar. As teletelas, a comunicação. É muito bom. Adulto. E trata de diversas ironias bem atuais. Recomendo muito.

18. O Assassinato de Roger Ackroyd (Agatha Christie)
Segundo livro da Agatha que li nesse ano. Não achei melhor que o primeiro, estão no mesmo nível eu diria. E o desfecho mais uma vez me surpreendeu muito. O assassinato de um homem, sua investigação e no fim quem você realmente menos espera é o culpado.

19. Quem é Você Alasca? (John Green)
Minha primeira experiência com o John Green como eu disse não foi das melhores, mas devo dizer totalmente o contrário da segunda. "Quem é você Alasca?" me surpreendeu de uma maneira muito positiva. Me apaixonei pelos personagens, como a história corre e todo o resto. É perfeito e me fez chorar muito mesmo. Posso dizer em negrito e letras maiusculas: MELHOR LIVRO DO ANO.

20. De Volta aos Quinze (Bruna Vieira)
Como com o John Green, gostei muito mais do segundo livro da Bruna. Achei ele o máximo. Bem chick lit, e o portal (eu amo histórias com portais) me conquistou. A Anitta me deixou um pouco irritada, mulher de 30, cabeça de 15. Mas ainda assim adorei o livro e quero logo a continuação. 

21. A Revolução dos Bichos (George Orwell) 
Segundo livro do Orwell que eu li no ano, mas nesse caso gostei igualmente, desse e de 1984. A história de uma granja e como o poder pode subir a cabeça de qualquer um me conquistou. Quero ler muito mais do autor.

E esses foram os livros que eu li no ano passado! Tive boas e más surpresas, mas no fim das contas fiquei feliz com minhas leituras. Abandonei apenas um livro e ainda estou lendo o Volume único de As Crônicas de Nárnia. Mas espero terminar logo. E vocês, leram algum livro em comum comigo? Quantos conseguiram ler esse ano? Comentem. Até o próximo post. 

8 comentários:

  1. Quero ler os números 3, 8, 10, 16 e 20, mas a maioria dos livros da sua lista são interessantes.
    Beijo.
    Hi, my name is Camila!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim <33 Indico principalmente As Vantagens de ser Invisível e De Volta aos Quinze. Beijos

      Excluir
  2. Nossa você leu bastante hein.. eu também li, mas foram muitos mangás kk

    Tá rolando sorteio lá no blog, dá uma passadinha por lá! Bjus :3

    http://ousadateenblog.blogspot.com.br/2014/01/2-sorteio-em-parceria-com-use-d.html

    ResponderExcluir
  3. Acredita que eu não li nenhum desses livros? :( Mas adorei o post com todos esses livros, serviu como dica de livros para esse ano.
    Bisous
    needfulglam.blogspot.com
    www.facebook.com/needfulglam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito haha A maioria é bem conhecido e tal, mas não é todo mundo que lê. Obrigada <3 Que bom que vai ajudar <3 Beijão

      Excluir
  4. Voce gosta mesmo de ler, isso é muito bom!
    Dos que você postou eu li " A culpa é das estrelas " e " Devolda aos quinze" e amei.
    E também já anotei alguns que quero ler, obrigado pela dica.
    Beijos
    http://www.materiafeminina.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, amo <3 Gostei muito mesmo do De volta aos quinze! Não tem de que, volte sempre haha Beijão

      Excluir