30 março 2014

Maneiras de se descobrir Músicas

10 comentários

Sou dessas que gosta de descobrir músicas novas todos os dias. Além de inspiração elas me parecem uma necessidade mesmo. Mas no fim das contas, descobrir músicas por acaso e gostar delas instantaneamente acaba se tornando um hábito escasso. E então eu recorro a alguns meios que me ajudam bastante na hora de conhecer artistas/bandas e canções novas. Listei esses meios e decidi compartilhar com vocês. Espero que ajude nas horas difíceis hehe

1. Curta as páginas certas no Facebook
Gosto bastante de MPB, e curtindo as páginas certas acabei descobrindo algumas das músicas mais bacanas desse gênero. Além de páginas musicais, de apreciadores de música que compartilham seu gosto com outras pessoas, também existem as páginas dos músicos. O próprio facebook acaba sugerindo cantores de estilos parecidos dos que já gostamos. Pra quem curte MPB, algumas indicações: here, here and here.

2. Garimpe no Youtube (O velho conhecido...)
Uma expressão que eu amo é "garimpeiro de youtube". E pra ser honesta: garimpo muito. No final das contas acabo conhecendo bandas novas e, lógico, parecidas com as que eu gosto. Também é bacana pra entender melhor a obra que você encontra, o conceito, estilismo e tudo mais. Criar uma conta e se inscrever nos canais das gravadoras e canais temáticos também ajuda (por exemplo).

3. Ouça CD's 
Sejam físicos ou virtuais, eles são amáveis. É sempre bom ouvir o novo trabalho de alguém que você já gosta e ir adicionando novas faixas a sua lista de favoritas da banda. Mas eles também são super válidos na hora de conhecer uma banda que alguém te indicou por ai. Pegue o link da discografia inteira no youtube, ou de uma bisbilhotada nos CD's dos seus pais e: enjoy!

4. Crie Playlists 
No Grooveshark, é sempre bacana ir colocando músicas aleatórias na sua lista de reprodução. Jeitinho fácil e prático de descobrir músicas novas (se não curtir, é só mudar pra próxima). Também vale criar playlists com músicas que você gosta muito no momento, depois de um tempo (quando já as tiver esquecido) voltar a ouvi-las! 

5. Utilize o Deezer (e redes sociais sobre música)
Gosto muito desse aplicativo porque: ele te da indicações personalizadas de bandas que você muito provavelmente vai gostar. Avisos sobre CD's novos, perfis parecidos com o seu, a possibilidade de criar playlists pra ouvir em qualquer lugar entre tantas outras funções. 

6. Acesse portais sobre o tema
Vagalume, Letras.mus, Kboing e por ai vai... É sempre bom acessar pra acompanhar o mundo da música e consequentemente ficar sabendo do lançamento de uma música legal, de um álbum novo, o clipe de tal artista que saiu e que é de uma música que você ainda não conhecia.

7. Jogue SongPop e outros jogos musicais
Diversão em dobro; jogando e descobrindo.

8. Converse sobre música
Nessa hora é ótimo ter aqueles amigos com bom-gosto musical (como eu por exemplo :D). Mas conversar sobre música também é uma boa forma de se fazer novos amigos.

9. Leia os posts de indicação musical do blog 
Dica hihi Sempre indico o que gosto por aqui, pra conferir os posts da tag música: aqui

Curtiram as dicas? Que outros meios vocês utilizam pra conhecer músicas novas?

10 comentários:

  1. Youtube, Grooveshark, 8Tracks, indicações em blogs e conversar sobre músicas são as maneiras que eu mais uso! AMO procurar bandas e músicas novas ♥ Às vezes também procuro listas com nomes de bandas de determinada época ou gênero, também ajuda bastante!

    ResponderExcluir
  2. Com açucar e com afeto é a página mais doce que já vi *-* amo de paixão!!

    Seu blog é lindo, beijos.
    blogdaraymara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um amorzinho de página mesmo <3

      Excluir
    2. Sou garimpadora profissional no youtube kkkk Gosto de procurar em sites de musica também, como o Lastfm ou o vaga-lume mesmo, que mostram "artistas relacionados", isso me deu vontade de procurar novas bandas!

      lovelyblogcarol.blogspot.com

      Excluir
  3. cara eu já pratico a grande maioria das suas dicas haha Abuso das recomendações do youtube, escuto cds inteiros de artistas desconhecidos, adoro ouvir playlists em outros blogs, etc *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colocando tudo em prática, sempre com músicas novas! ~lema~ HAUHS *-*

      Excluir
  4. Não sou dessas de procurar por músicas, mas eu gostei bastante dessas dessas maneiras que você selecionou! Não uso a maioria, mas leio blogs bem legais de cultura pop que também fala de música! Bjs, Ju!
    donaurbana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os blogs (incluindo o seu hehe) ajudam também <3 É bacana porque você já sabe: o gosto dessa pessoa bate com o meu! BROODS ta na minha playlist até hoje e eu vi lá no Dona Urbana :333 Beijão Ju <3

      Excluir