24 março 2014

Resenha: Palavra por Palavra

2 comentários

Como comentei com vocês nos últimos resumos mensais, li o livro Palavra por Palavra da autora Anne Lamott. Prometi resenhar e cá estou eu. Essa é a primeira resenha que faço pro blog, então sugestões para melhorias nas próximas são bem vindas, certo? Mas vamos a sinopse: 

Se o seu sonho é tornar-se escritor, preste atenção ao que Anne Lamott tem a lhe ensinar. Ela pode ajudá-lo a despertar a paixão pela escrita, dar vazão à sua criatividade e encontrar a sua voz.Neste livro, que se tornou um clássico sobre o assunto, Anne dá dicas preciosas que incentivam qualquer pessoa que queira percorrer esse caminho a seguir em frente e não desistir.Escrever é, por natureza, uma atividade pessoal e solitária. O que Anne faz neste livro é compartilhar exemplos e casos que explicam como ela lida com as tribulações do dia a dia – como a falta de confiança em si mesma, o bloqueio criativo e a inveja profissional –, ao mesmo tempo que discute os elementos básicos da escrita.Ela nos orienta a começar com pequenas tarefas, garante que até mesmo os autores consagrados partem de primeiros esboços ruins e nos ensina que o perfeccionismo é o maior inimigo de qualquer escritor.Palavra por palavra acaba com a fantasia de que a publicação irá solucionar todos os problemas de sua vida e defende que a escrita em si será sua maior recompensa.
Com gentileza e bom humor, Anne seduz o leitor e lembra aos iniciantes por que eles estão escrevendo – para dizer a verdade, viver de acordo com seu coração e compartilhar seu dom com os demais.

Só numa introdução sobre a obra já tive vontade de ler. Mas depois de lido constatei que: (a) o livro é muito melhor do que aparenta, (b) devorei cada pedacinho dessa aula de escrita  informal, e (c), quero uma continuação, uma coleção, uma enciclopédia de livros como esse. 
Eu poderia dizer que, como um livro de redação superas as expectativas e cumpre mais do que seu dever de passar alguma experiência a quem lê. Mas isso seria pouco. Não gosto de superestimar livros, mas a obra da Anne me conquistou muito. 
Além de redação, a autora ensina sobre a vida. As metáforas que ela usa nas suas explicações e todo o conhecimento que ela passa através da escrita são incríveis. Ela escreve de maneira pessoal, contando sobre sua própria carreira e vida, mostrando que é "gente como a gente".



Nessa vibe de realismo, Lamott acaba desmistificando a utópica visão que mantemos sobre a publicação de um livro. E deixando a mensagem de que o que vale a pena no final, são os pequenos detalhes, e a publicação do livro em si é o menor dos triunfos. O grande Q da escrita de um trabalho, está justamente do desenvolvimento dele, e não na publicação. O que vier depois é lucro.



Um dos melhores capítulos de todo o livro, é o primeiro. O meu favorito e que retrata a história da Anne, como seu interesse pela escrita aflorou e assim por diante. É assim que vamos ganhando intimidade com a autora e nos tornando amigos-leitores-alunos. 
A cada capítulo ela desenvolve um assunto que tenha a ver com a construção da história: cenário, personagem, trama... E também escreve alguns inusitados, com títulos variados como "Brócolis" ou "Estação de Rádio que Merda". Os quais num primeiro momento parecem não fazer o menor sentido. Mas quando são explicados no decorrer da leitura, parecem coisa de gênio (são hehe).



Com toda a relação de amigo que a autora constrói, ao chegar perto dos últimos capítulos você com certeza vai economizar o livro (como eu fiz, e muito!). O sentimento é bem parecido com ser formando e ter de se despedir dos amigos, professores, enfim. Além do que, a mensagem final é bastante inspiradora. E momento confissões: depois de ler uma parte do livro e fazer uma pausa, era bem comum que eu sentisse uma grande vontade de escrever. Colocar a aula em prática, sabe?



Piadinha básica com a chamada do livro.

Concluindo, indico o livro pra todos que setem vontade de escrever seu próprio livro um dia, que tenham um blog, escrevam crônicas/textos, queiram melhorar em redação. Ou qualquer outra coisa. Acredito que até mesmo pra quem não escreve nadica, o livro é válido. São realmente instruções sobre escrever e viver. Mais do que indicado, como inspiração, para adquirir técnica,  livro de auto-ajuda até. Comentem se já leram, se sentem vontade de ler, e também indiquem outros que conheçam do mesmo estilo. E minha nota final é: 5/5.

2 comentários:

  1. Não conhecia o livro, e só por vc ter dito que te deu vontade de escrever eu vou ler, auauhau
    Sério, tenho várias ideias mas nem sempre consigo coloca-las no papel. To precisando de mais vontade também. Anyway, adorei a frase destacada e a resenha <3
    beijos e que Deus te abençoe o/
    likearocklikearoll.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da mesmo! UAHSUHA Vontade é algo que também me falta :// Obrigada!

      Excluir