10 abril 2014

It's Brasilian: 5 álbuns da nova MPB que você deveria ouvir

6 comentários
É bem comum ouvirmos por ai frases como "AH, é brasileiro, não presta", "As músicas brasileiras de hoje em dia não prestam", "Prefiro o produto americano", "Por que nasci brasileiro? Aqui só tem merda"... E dai pra piores. Não sou a maior defensora da cultura brasileira, existem realmente coisas bem "ruins" hoje em dia, mas ainda assim, muita coisa boa é produzida. No entanto têm pouco espaço na mídia e acabam desconhecidas. 
Pensando nisso, resolvi criar uma série de posts aqui no blog, indicando justamente trabalho brasileiro que acho que merece atenção. Conheço bastante coisa, e em vários campos diferentes. Então indicarei músicos, autores, filmes, séries entre tantos outros trabalhos nacionais que são super bacanas. Nomeei essa série de posts de "It's Brasilian" (sim, com s invés do z mesmo), e pra começar, indicarei nesse post 5 álbuns de cantores da nova MPB. Conheci vários recentemente e creio que gostarão tanto quanto eu gostei:

Sob (Menucci)
Pensem vocês num EP incrível. É esse. Menucci (Matheus Menucci), é de São Paulo e produz suas músicas lindamente e de forma independente. Sob é composto por (infelizmente) apenas 5 músicas, no entanto elas viciam tanto, e são tão boas que relevamos. Ao ouvir sinto aquele "gostinho" de caseiro, sabem? De algo feito sem pretensões, com carinho e pra agradar e quem tiver que agradar. Muito, muito amável. O bacana é que ele está começando a produzir um novo EP, e vai soltando as músicas quando acaba de produzir em sua página no Facebook: aqui. Também é válido seguir o Instagram dele (fotos lindíssimas por lá): aqui.E claro, ouvir o sob: aqui. Todas as músicas são incríveis, no entanto minha preferida é " A Chuva Ainda Cai".

Sábado (Cícero Rosa Lins)
Já conhecia o Ciço de Canções de Apartamento (se não estou errada, seu primeiro álbum), e quando ele lançou Sábado fiquei mega-feliz. As músicas dele são ótimas. Amo as batidas constantes e a as letras. Minhas preferidas de sábado são "Ela e a Lata", "Pra Animar o Bar" e "Porta, Retrato". Para ouvir: aqui. Essa também acaba sendo uma indicação do outro álbum dele. Que é o meu favorito "Canções de Apartamento" (tempo de pipa: amor eterno), então é válido ouvi-lo: aqui e depois ouvir Sábado pra perceber como ele inovou nesse segundo álbum. Pra quem quiser acompanhar a página dele no Facebook, válido também: aqui. Se apaixonem por ele hehe
PS: chorando interiormente porque tem show dele esse mês aqui e: EU NÃO VOU \Õ/

Vista pro Mar (SILVA)
"Eu trouxe um disco novo, já é algum começo, vamos, vem ouvir, você precisa ouvir". É com esse verso de uma das músicas de Vista pro Mar que inicio minha indicação. Uma mistura de indie, batida eletrônica, MPB, pop. SILVA é uma loucura haha Mas no bom sentido. Pra começo de conversa, eu amei essa capa. Lindíssima. E as músicas do CD também. Fiz uma lista "pequena" das que mais gostei: Disco Novo (são dela os versos), Ainda (pensem em um amorzinho de música), Maré (sinto vontade de dançar quando ouço), Okinawa (dueto com a Fernanada Takai) e Universo (chega perto, essa casa é fria, mas não é vazia mais, o que eu quero é sua companhia...). Enfim, as músicas te chamam pro álbum... Para ouvir: aqui.

Vazio Tropical (Wado)
Outro álbum maravilhoso. Foi produzido pelo Marcelo Camelo e tem duetos incríveis. Com o próprio Camelo, Momo e Cícero. A propósito destaque para Zelo (dueto com o Cícero) que é muito, muito bom. Outras músicas bacanas do álbum são Quarto sem Porta e Vazio Tropical. Lembra bastante Los Hermanos mas ainda assim é pessoal e diferente. A voz dele é suave, incrível. Para ouvir: aqui. Um detalhe amável: a capa linda e com o próprio Wado desenhado nela.







É o que Temos (Bárbara Eugenia)
Particularmente não é um álbum que eu goste tanto assim. Mas não posso negar que é um álbum diferente e embora comigo não tenha funcionado, sei que muitos curtirão o estilo da Bárbara mais do que eu. De todas as músicas, a que baixei, dancei, e estou viciada é "You Wish, You Get It", gostei muito. Para ouvir: aqui.









Já conheciam algum desses álbuns ou cantores? Gostaram da ideia do "Its Brasilian"? 

6 comentários:

  1. Oiii!
    Nossa, moça. Que categoria bacana! Super apoio essa ideia de mostrar que temos sim coisas de qualidades no Brasil. Olha, desses daí curti bastante Sábado, Vista pro mar e Vazio Tropical!
    E essas capas realmente, umas lindezas!! ^^

    Aguardando os outros posts! (= bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Grazi :D Temos mesmo, basta procurar hehe Ciço, SILVA e Wado <3 Uns amores! Também curti muito as capas, só por elas já amo os álbuns haha Farei vários ♥ Beijão!

      Excluir
  2. Quando o assunto é música sou sempre por fora, mas achei ótima sua ideia de mostrar cantores brasileiros; você não sabe como fico quando o pessoal fala aquelas frases que você colocou lá em cima, sério, sou meio patriota sabe... Eu não escuto música, mas se pedirem pra mim o meu ritmo preferido é MPB, mas o antigo, do novo não conheço nada. Ah, você me perguntou sobre os livros do Nicholas, eu recomendaria que você começasse por A Última Música mesmo ou Um Amor Para Recordar.♥

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu a ideia, Laura <3 Gosto dos "antiguinhos" também ;) Vou começar por A última Música hehe Fico feliz que tenha lembrado de me indicar um livro dele :D Beijão!

      Excluir
  3. Adoro! Só conhecia o Silva e o Cícero :) Vou ouvir os outros.
    beijos
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir