24 maio 2014

Série do mês: Doctor Who

22 comentários

 ♡ Doutor feat. crush favorito da vida 

A primeira coisa que gostaria de deixar claro antes de falar sobre Doctor Who é: não sou a maior fã de ficção-científica. Minhas primeiras experiências não foram boas, e acabei até adquirindo certo preconceito por conta delas. Mas então, eu descubro a série britânica Doctor Who e tudo muda... Falar sobre Doctor Who é um tanto quanto "trabalhoso". Mas no bom sentido. Muitos detalhes fazem da série uma das mais incríveis que eu já vi. Enfim, separei alguns tópicos e uma primícia sobre a série pra quem, como eu antes de assistir, era leigo sobre seu conteúdo. 

Primícia: nos dias atuais, um E.T. da espécie "Lordes Viajantes do Tempo" (não sei se a palavra certa é espécie, mas na série descobrimos vários tipos de E.T.'s diferentes e de várias planetas diferentes). O famoso "Doutor", que se chama apenas Doutor (por isso do "who?"). Viaja por várias épocas e lugares, e nessas viagens acaba ajudando pessoas e se metendo em altas confusões (sessão da tarde feels). Com uma inteligência acima da média, ele soluciona problemas diversos e é sempre o mocinho da história hehe

Primícia meio inútil, mas ok. Conseguiram captar que ele viaja pelo tempo e universo, salvando a galera, certo? Certo. Agora vamos a alguns tópicos simples, mas importantes para se entender a série:

1. Historicamente Falando (origem/ o(s) Doutor(es))

Doctor Who "atual" (a que assisti), é originaria de uma primeira era da série, digamos assim. O primeiro episódio de Doctor Who da era clássica foi ao ar em 23 de novembro de 1963, na Inglaterra (pela BBC). Com praticamente a mesma abordagem. A série foi rolando, e o ator principal que interpretava o Doutor, acabou passando por problemas de saúde. Solução: trocar de ator, mas sem afetar a série de forma grosseria. O problema foi resolvido e se tornou uma qualidade da série. De tempos em tempos o Doutor seria substituído, por ter a capacidade de se regenerar quando estivesse a ponto de morrer. Então por essa sacada de gênio, até hoje temos Doctor Who \õ/ A série pelo que entendi teve uma pausa, até chegar na geração atual, que começou em 2005 e continua até hoje. O Doutor já se regenerou três vezes nesse meio-tempo:


Pra não perder a conta/saber quem é cada Doutor, é bem fácil: saber o número de regeneração dele. Por exemplo: Oitavo Doutor. Como uma linha de sucessão. Esses três acima, começaram da nova era, desde de 2005 e foram os: Nono, Décimo e Décimo Primeiro. E agora em 2014, um novo ator (Peter Capaldi) ira representar o papel do Décimo Segundo Doutor.
Por conta dessa capacidade da série de continuar, ela foi passada de geração em geração para o povo britânico, se tornando parte do cultural deles (como parte do folclore, ou seja, a série é do @*#&!?@). E como dito na primícia, o Doutor é simplesmente chamado de Doutor (sem outros nomes). Logo da pra entender o porque do nome "Doctor Who" - é a pergunta que todos fazem depois de ouvir o clássico "My name is Doctor".

2. A TARDIS
TARDIS é simplesmente aquilo que da o enredo de toda a história da série. Sem ela, sem história. Porque: ela é a máquina que possibilita as viagens do Doutor. Além de viajar pelo Tempo, as TARDIS viaja também por todo o Universo (Marte, Suíça, Acre... ). A aparência dela é de uma cabine policial por fora, e aparenta ser bem pequena. Mas ela engana ai, pois por dentro é muito maior. Sem contar que as vezes ela tem vida própria e da certos upgrades no enredo.

3. As viajantes
Ninguém vive sozinho nesse mundo. Nem mesmo o Doutor. Em todas suas viagens ele sempre está acompanhado de alguém (as companhias mais longas/continuas são de mulheres, vez ou outra algum homem acompanha ambos). As mulheres que acompanham o Doutor, são conhecidas nas viagens que ele faz. E são uma boa sacada, já que nos identificamos com elas. São humanas, tem as mesmas dúvidas e pensam como nós telespectadores. Então, ponto pra série. Rose Tyler é a primeira da nova era, e já me apeguei a ela (parte o coração quando elas tem que ir embora).


Tópicos mais importantes lidos, agora vamos nos aprofundar um pouco mais no enredo da série. Ele poucas vezes tem como cenário o mesmo lugar. Na maioria das vezes temos mudanças bem drásticas de pano de fundo. Como por exemplo, estarmos em um episódio que se passa  no ano 5.000 e no próximo irmos parar na 2° Guerra Mundial. O bacana desse "vazio" da série, é que existem dezenas de possibilidades. Histórias extremamente diferentes e aleatórias podem acontecer (basta a criatividade dos produtores, Mark Gatiss, lindão, é um que dirige a série de vez em quando "to sem nada pra fazer, vou brincar de dirigir Doctor Who, assim, de levs").
Essa diversidade de histórias é tão grande que já rendeu 800 episódios (unindo ambas as eras). E é incrível ver a maneira como cada episódio se supera. Um a um, eles vão se tornando melhores, e sabe-se lá de onde, novos inimigos a serem combatidos aparecem. É algo bem subjetivo. Pode não fazer tanto sentido lendo, mas quando assistirem tudo isso fará sentido.
Darei dois exemplos de história pra vocês entenderem um pouco melhor:

a. Em um dos episódios durante os dias atuais, Doutor e Rose acabam em um museu de objetos e coisas relacionadas a alienígenas. O colecionador desse museu tem um exemplar alienígena vivo, de ninguém mais, ninguém menos que o maior inimigo do Doutor: um Dalek. Espécie que dizimou a espécie do Doutor (Lordes do Tempo). Ele tem que para-lo * O episódio é denominado "Daleks" e, só um petisco: esses Daleks ainda darão muito o que falar na série.


b. Em um duplo-episódio (The Girl in the Fireplace), o Doutor vai parar em uma nave. Uma nave que tem aberturas no tempo que levam direto para a vida de uma única mulher. A Madame de Pompadour, amante do rei francês Luis XV, que viveu no século XVIII. *uma das histórias mais perfeitas*

O rumo deles é bem indefinido, as vezes escolhem um ano aleatório, em outras atendem pedidos de socorro que a TARDIS recebe, e noutras sofrem acidentes no tempo que os levam para lugares inesperados. Além desse "on the road" pelo Universo e pelo Tempo, existem muitos outros pontos positivos na série. Por exemplo, a produção ser britânica e da BBC (oi Sherlock, oi series primas, oi babo nos britânicos). A mistura de gêneros que passa do humor ácido e irônico tipico deles, até o ar de aventura e ação, mais a ficção científica. Mais uma vez, os Doutores e suas acompanhantes. Resumindo: Doctor Who é puro amor. Se você gosta de Sherlock, ficção-científica, cositas britânicas, e por ai vai... Embarque em uma viagem com a TARDIS para somewhere! 

Sei que o post pode ter ficado meio confuso, mas assistam a série e asseguro que ficarão menos perdidos do que eu quando a assisti pela primeira vez. Mas lembrem-se que é justamente essa lacuna que torna a série tão incrível. Qualquer dúvida que tenham, basta perguntarem hehe Não sou nenhuma whovian de carteirinha, mas dou pro gasto. Caso já conheçam, compartilhem comigo os motivos pelos quais gostam da série e também seus episódios favoritos.

Para ler mais posts do desafio Calendário de Séries, e outros posts sobre séries aqui do blog, acompanhe a tag "série": aqui.

PS: desculpem a falta de posts, mas Doctor Who está entre os motivos, então é por uma boa causa haha

22 comentários:

  1. Nunca tinha nem ouvido falar, acredita ? Mas parece ser muuuito boa. Adoro Ficcção, vou tentar ver! Porque não sei o que que eu tenho, mas nunca chego até a 2 temporada de alguma série, por melhor que seja.

    Beijos ♥ wakin-g.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito sim haha É uma série literalmente "who" por aqui. Tenta ♥ Acredito que vá gostar muito, Ana. Sério? Olha, a segunda temporada de Doctor Who é bem melhor que a primeira. Vale a pena chegar nela, viu? ;) Beijão!

      Excluir
  2. Já ouvi falar tanto dessa série, que resolvi pesquisar um pouco a respeito, gostei muito dessa tua indicação, você escreve de uma forma bem fluída que chega a dar ânimo de assistir a série, aliás uma série que está a tanto tempo no ar tem que ser boa, o layout do blog está bem bonito!Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da indicação ♥♥♥ Obrigada pelo elogio! :D Realmente, a série tem bastante história hehe Obrigada mais uma vez ♥

      Excluir
  3. Cara, tu escreve MUITO bem, e tenho certeza que quem não conhece ou assistia a série ficou com vontade de assistir depois de ler isso tudo. Eu sou suspeita para falar, pois AMO Doctor Who, ao contrário de ti eu sou apaixonada pela escrita do Douglas e comecei a assistir a série por causa dele mesmo.
    Seu blog é lindo, o tipo de blog que gosto de acompanhar xD
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigada ♥ A intenção é que de vontade de assistir mesmo hehe E funcionou! :D Eu me apaixonei pela série também. No meu caso, conheci por indicação de uma amiga. AHH, obrigada Tatiana ♥ Fiquei feliz com seu comentário, beijão!

      Excluir
  4. Nunca assisti Doctor Who,mas já ouvi falar,mas depois de ler tudo o que você explicou sobre a série não tem como não assisti e concordo com que a Tatiana falou,você escreve muito bem,parabéns continue assim que seu blog vai muito,muito longe.
    http://vinteanoos.blogspot.com.br
    ps.: obrigada pelo seu comentário em meu blog,seja sempre bem vinda lá,ta?
    xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, fico feliz que tenha deixado você com vontade de assistir ♥ Obrigada pelo elogio, Carol! :D Obrigada mesmo ♥
      Pode deixar que voltarei mais vezes no seu blog ♥

      Excluir
  5. Nunca assisti, nossa mais pelo o que você escreveu parece ser ótima, agora você também vai me deixar sem tempo pra postar depois que indicou a série hahaha, se as minhas leitoras reclamar, eu vou falar pra elas reclamarem pra você hahahahaha.

    Beijos, Milly.

    http://coisas-milly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito boa, sim ♥ Tudo bem HAHAHAHA Como eu disse, é por uma boa causa. Elas começarão a assistir e entenderão hehe ♥ Beijão!

      Excluir
  6. Já ouvi falar muito dessa série. É capaz que comece a assistir já que todas que acompanho estão em hiatus.
    beijo
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hiatus da uma tristeza mesmo </3 Também sou dessas que começa a acompanhar outras quando as que assisto estão em hiatus, Ludmilla ♥ Beijão!

      Excluir
  7. Nossa, esse era o post que eu precisava pra me encorajar a começar uma série nova! HAHAHA Eu vô tentar começar a assistir. É que escola e blog, ta tão difíciiill <\3 Mas já vi muita gente falando bem, e sempre tive curiosidade! Parece ser bem legal! hehe ♥

    beijos, @wonderlandwd
    official-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UHUUUL ♥ Consegui te infectar com o efeito Doctor Who hehe Entendo a dificuldade do tempo </3 Eu estudo a noite, tecnicamente mais tempo. Só que é praticamente a mesma coisa. Sempre durmo até mais tarde, então :/ A série é muito boa sim, assista ♥

      Excluir

  8. Super recomendo a série! Acredito que é uma das melhores na ficção científica. Sem falar que é incrível como os produtores conseguem encaixar as mudanças de atores em relação ao Doctor. Apesar das confusões, sempre sabemos como o Doctor Who vai sair das confusões e isso acaba influenciando na minha insistência em assistir, mas para quem curte é nome, pode apostar. Vai curtir bastante!

    Um Spoiler A Mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me too ♥ Olha que eu nem gosto muito do gênero, mas essa me surpreendeu! Também acho isso incrível. Nenhuma mudança é grosseira. Elas tem sempre uma razão, até mesmo pras parceiras eles tomaram esse cuidado :D Com certeza. Sempre queremos saber como ele vai se livrar ♥

      Excluir
  9. Eu tenho maior preguiça de ver doctor who ç.ç me da medo só de imaginar o tempo gasto vendo ehuahe quem sabe nas ferias eu tente começar a criar coragem ehuahe <3

    Moça, muitissimo obrigado pelas dicas na resenha, era o que eu precisava, ninguém falando a verdade, mas dai chegou seu comentario e: <333 me ajudou bastante, sabe, aquela historia do "eu fiz, sei de cor, não acho erros" mas se uma pessoa que não sabe for lá ler vai ter erros, porque ela não sabe oque tava na mente da pessoa quando escreveu, as vezes não percebemos essas coisas, então, muito obrigado mesmo <3
    (vou tentar manerar nos palavrões nas resenhas, juro ehuhae mas é um lance que eu não consigo, livros me deixam estressado ehuahe mas adoro)

    Sobre Doctor Who, eu acho que a série deve ser bem genial, tipo, esse lance da regeneração foi muito fodastico, tipo, eu nunca pensaria nisso ehuahe coisas de metragens, enfim.

    Eu tenho muito curiosidade em ver :c mas medo de não terminar </3

    XOXO

    onthislastday.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou um pouco assim haha Falta coragem por ver o número de episódios e temporadas. Mas olha, passa rápido. Comecei esse mês e já estou no fim da 3 (das 9 ao todo).
      Não tem de que! ♥ Fico muito feliz que tenha ajudado, viu? (confio em você, se esforce que consegue hehe).

      A série é genial mesmo ♥ Assista, não vai se arrepender de começar. E pode deixar, seu medo de terminar não vai te afetar haha Sempre temos vontade de saber qual a próxima enrascada na qual ele vai se meter \õ/

      Excluir
  10. Tô acompanhando essa série pelo Netflix, e tô achando muito geniaaaal!! Ainda tô nas primeiras temporadas (é muito episódio T.T) mas é muito criativa e legal, nunca tinha assistido nada parecido haha Meu doctor preferido é o primeiro *fantastic* <3

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Netflix na veia hehe ♥ Eu cheguei na quarta temporada agora. Demora um pouquinho mesmo (muitosss episódios). Eu tenho um crush básico por esse segundo, mas o nono era super amor também! ♥

      Excluir
  11. Eu assisti o primeiro episódio a uns dois meses atrás e achei essa série meio idiota. E olha que eu gosto de ficção-científica. Enfim, lendo a sua resenha resolvi continuar. Assim que terminar greys volta a ver Doctor Who. <3

    http://d-evanear.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira temporada não é mesmo muito boa com efeitos e tal </3 Tenta voltar a ver sim! Vale a pena. Ainda mais se você gosta de ficção-científica, mais fácil você curtir os próximos episódios ♥

      Excluir