16 janeiro 2015

Dicas: como melhorar sua autoestima

34 comentários


Uma coisa que ando percebendo por ai ultimamente, é que cada vez mais as pessoas têm problemas de baixa autoestima. Pessoas de todas as idades e por conta de dezenas de motivos diferentes. E bom, não mentirei: eu já tive muitos problemas do gênero. Seja pelo meu peso, meu cabelo, meus óculos, minhas roupas e o que mais eu tenha de "diferente" na minha aparência ou até mesmo na minha personalidade e gostos pessoais. Mas o fato é que hoje em dia eu aprendi a lidar de uma forma muito melhor com esse tipo de coisa. Não que eu seja a mestra no assunto (hehe), mas já sei me virar melhor quando a insegurança bate a porta do que há uns quatro anos atrás. E pensando justamente nisso, decidi reunir em tópicos coisas que ajudaram a superar esse tipo de problema com relação a mim mesma. Algumas simples (já outras nem tanto), mas que me ajudam muito nas horas difíceis:

1- Se afaste de quem te faz mal Quando eu era mais nova, fazia o tipo bobona: fingia que não sabia que as pessoas não gostavam de mim, e ainda assim insistia em tentar levar uma amizade (que não existia) a frente. E bom, vocês já podem imaginar que isso não da nada certo. Muitas vezes somos cabeça dura e apertamos na mesma tecla, ficamos próximos de pessoas que não fazem nada bem pra gente. E isso não vale só para "amigos", vale para namorados, familiares, e por ai vai. No caso de amizade: se afaste. Procure novos amigos, gente que realmente te faça bem. Isso é exterior mas reflete muito no nosso interior. No caso de familiares (no meu caso, sou magrela, quantas vezes não ouvi "fecha a janela se não a Midria sai voando" de uma tia...), o jeito é conversar. Já que não tem como se distanciar da mãe ou pai. Mostre o quanto aquilo te faz mal. Use a psicologia inversa ("e se eu estivesse falando do seu peso?" no meu caso). E em casos mais graves (bullying), procure seus pais, diretoria da escola ou até mesmo as autoridades se os dois primeiros não ajudarem.

2 - Aceite quem você é Desde que eu comecei minha transição capilar (ando deixando meu cabelo crescer natural, como ele é, cacheado, já que por muito tempo fiz química alisante. para saber mais: aqui), passei a me amar muito mais. Passei a ter muito mais confiança, e aquela sensação que eu tinha de três em três meses quando ia retocar a raiz, de que nasci com o cabelo errado, que sem a química eu era feia e enfim, toda a dependência: FOI EMBORA! E obviamente isso não vale só para o cabelo. Todo mundo tem uma qualidade que toma como defeito (ser ruivo, ter sardas, ser baixo ou alto demais, ter um metabolismo rápido - o que te faz magro por natureza - ou o oposto), mas que lá no fundo, é algo que simplesmente faz parte de quem você é.

3 - Entenda os padrões Outra coisa que me ajudou muito nesse processo de autoaceitação foi o feminismo (já estão cansados de eu falar sobre ele por aqui? haha). E a explicação é bem simples. O feminismo vai contra qualquer padrão, ideal ou convenção sobre o corpo alheio. Quando se é mulher toda a opressão e padrões vêm com muito mais força. A mulher "tem" que se depilar, usar maquiagem, salto-alto, roupa assim ou assado para ser aceita. E já perceberam que mesmo estando dentro desses padrões todos, sempre conseguem achar defeito no nosso corpo? Mesmo fazendo tudo o que é aceitável, é difícil ser aceita. E o que importa no final das contas não é ser aceita pelos outros, e sim por quem mais importa: você mesma. Por isso, antes de se impor alguma mudança no próprio corpo para agradar alguém, pesquise de onde aquele padrão vem, e veja se é você mesma que quer aquilo. Entenda de onde a ideia de que se deve fazer x ou y com o nosso próprio corpo vem. Pesquise, estude, desconstrua! Afinal de contas, a ignorância é a maior arma do preconceito.

4 - Liste seus "defeitos" Esse é um exercício, primeiramente liste tudo aquilo que você pensa ser "feio" em você, no meu caso, a eu de um tempo atrás listaria algo como: meu cabelo cacheado e ser magra demais. Segundamente, pesquise fotos de pessoas que tenham aquilo que você listou como defeito. De preferência fotos do Tumblr ou We Heart It. Tenho certeza que pesquisando encontrará pessoas que tenham as mesas características que você, e que são lindas (como você). Salve todas em uma pasta no seu computador, e sempre que bater uma infelicidade com o próprio corpo corre para abrir a pasta - e procurar novas fotos.

5 - Faça uma autoapreciação no espelho (ainda não me conformo que exista a palavra autodepreciação no dicionário e o oposto não!) Antes de tomar banho ou de dormir, tire uns minutinhos do seu dia para ficar em frente ao espelho. Mas nada de críticas: aqui a ideia é se autoapreciar. Você é uma obra de arte. Perceba suas linhas, curvas, sorriso, pintas, olhar, suas bochechas, unhas, mãos, a maciez da sua pele, seu cabelo, suas orelhas, seus lábios. E se na hora da selfie seu corpo não cooperar, lembre-se que no espelho, para você mesma, você é linda!

6 - Se arrume (para si mesma) Ainda que não seja nada legal fazer alguma mudança em nosso corpo para agradar alguém, é ótimo (e ideal!), que cada coisa que a gente faça ou deixe de fazer seja para nós mesmos. Se você acha maquiagem legal: use! Se não acha: não use! Se se sente bem depilada: depile! Se não se sente: não depile! E por ai vai a lista interminável de coisas que podemos fazer ou não no nosso corpo. Independente do que: que seja para você mesma, que você mesma decida por aquilo e que nenhum padrão bobo te afete, porque só quem tem que estar feliz com seu corpo é você.

Enfim, senti uma vontade muito grande de compartilhar essas coisas com vocês. Porque me ajudam muito e me fazem sentir bem melhor quando passo por uma situação ruim. Não sou nenhuma psicóloga, mas hehe Espero que tenham curtido! Caso conheçam outras dicas para melhorar a autoestima, comentem ai embaixo! 

34 comentários:

  1. ADOOOREI o post, estava refletindo sobre isso agora mesmo. Arrume para si mesma, não para a sociedade,se sinta bem com si mesma <3 amei, beijos

    Midria amor, vamos conversar? Me segue no Twitter (@luanagabriely_) para trocarmos algumas mensagens hehe, não esquece de me chamar! Beijooss

    http://damaindelicada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADA ♥♥ Realmente, é isso que você comentou: se arrumar para si mesma! Já te segui no twitter ;D

      Excluir
  2. Caramba, fiquei tocada agora... Eu também era assim, fazia amizades com as "populares", gostava de andar com elas e me sentir entrosada mesmo sabendo que a amizade era completamente falsa. Costumava basear minha beleza na opinião dos outros e por aí vai.
    Mas hoje em dia, acho que menina de 6 anos atrás não me reconheceria agora kkk Por exemplo, quando me elogiam eu digo "obrigada" apenas, num fico naquela de "ah que nada", porque eu sei que sou bonita, para mim eu sou bonita.
    Outra coisa é o cabelo alisado, mas é algo que eu realmente queria muito, enquanto todo mundo dizia para eu deixar os cachos. Eu amo cachos, confesso, mas num gostava dos meus, me sinto melhor com o cabelo liso.
    Mesmo assim tem dias que não estou bem comigo e não há nada que eu faça que possa amenizar isso: meu corpo num é perfeito, meu cabelo não é cumprido, sou negra (pois é, não deveria enxergar isso como defeito, mas infelizmente racismo ta aí para nos fazer pensar assim).

    Gostei muuuito do post Midria, me inspirou mais ainda!
    Um beijo bem estalado na testa
    Furubeba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CARACA MAGGIE, eu que fiquei tocada com seu relato agora :o É triste saber que você passou por tudo isso (como eu hehe), mas ao mesmo tempo fico feliz que você tenha superado e hoje tenha pensamentos bem diferentes e mais positivos em relação a si mesma ♥ E perfeição é uma coisa tão chata, né? hehe Gosto de pensar na inversão das coisas (como se o mundo todo fosse ao contrário, os padrões, os preconceitos e tudo o mais), isso enfraquece bastante os sentimentos ruins porque percebo o quão bobos eles são ;D

      ps: cê é linda ♥

      Excluir
  3. Eu concordo sobre o fato de se amar sabe, primeiro você tem que gostar de si mesma pra que os outros gostem de ti. E achei super legal a dica de pesquisar sobre o seu "defeito" e fazer um pasta com as fotos!

    Mil beijos,
    Teimosa Sim.

    teimosasim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida! É meio clichê falar sobre amor próprio, mas é algo muito importante pra todos nós ♥ Fico feliz que tenha curtido a dica da pasta de fotos de inspiração ;D

      Excluir
  4. Gosto muito da dica 2, se aceitar é o primeiro passo para ser feliz! E vamos fazer uma petição para acrescentarem "autoapreciação" no dicionário? Sou a favor! Lindo post <3

    Beijão, www.opinada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente ♥ E SIM!!! Petição para adicionarem autoapreciação no dicionário já! Obrigada :D

      Excluir
  5. ADOREEEEI o post! Realmente, as dicas foram bem claras e precisas! Primeiramente, temos mais é que nos aceitar, ser feliz e não ligar para o que os outros vão pensar. Chega de padrões!
    Bisous,
    Blog Pequeno Muffin | Lara Reis
    www.pequenomuffin.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ♥ Como você mesma disse: "temos mais é que nos aceitar, ser feliz e não ligar para o que os outros vão pensar. Chega de padrões!". Isso mesmo :DDD

      Excluir
  6. Adoreeei!! Uma das coisas que comecei a fazer desde ano passado foi me afastar de quem me faz mal, deu super certo, mas sempre aquelas pessoas que me afastei, faziam de vez em quando gracinhas maldosas na escola, oque me deixava pra baixo, mas aprendi a lidar com isso ignorando, e hoje não ligo mais pra isso, e deu super certo. E tbm aprendi a aceitar eu mesma, mostrar meu verdadeiro estilo, não ligar pra opiniões maldosas dos outros!!
    beijos ♥

    http://diadezdejulho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou das dicas ♥ Sobre se afastar de quem faz mal: tiro e queda como você mesma disse :DDD Por fim a parte de se aceitar e não ligar pro que vão dizer, acho que é a mais importante!

      Excluir
  7. Ahhhhh Midria, que postagem mais linda! É tão bom ler coisas assim... Eu tô nesse processo e estou me afastando de quem me faz mal, ligando menos para opinião alheia e ler sobre feminismo também anda ajudando muito. Hoje em dia eu acho que tento ME agradar mais do que agradar aos outros. Não é um processo tipo "acordei, decidi que ia me amar e nunca mais tive meus momentos pra baixo", mas cada atitude (até mesmo as pequenininhas) nos ajudam a afastar toda a negatividade para longe. Eu aprendi que quando você começa a se amar de uma vez por todas e sabe quem você é, não existe NINGUÉM que possa te dizer o contrário, por isso essa ideia é quase uma "meta" pra mim.
    Postagens como essa são incríveis e é o tipo de coisa que merecia ser panfletada por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh Nataly, vemk ♥ Que bom que gostou! Fico feliz que você esteja nesse processo detox de gente que faz mal e aceitando a si mesma (sem dúvida é um processo gradativo, de pouco em pouco). Também fico felizona que você esteja se interessando pelo feminismo! Esse conceito de que quando você se ama definitivamente não tem quem possa te botar pra baixo eu confesso que não conhecia, mas faz todo sentido ♥ E AHH, BORA PANFLETAR ESSE POST POR AI HAHAHA

      Excluir
  8. EAE, MIDRIÃO???!!111
    Precisava mesmo de uma postagem assim. Eu não sou bff da autoestima e com certeza são ótimas dicas. Nem tenho o que dizer... rs

    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOOE LUD ♥ Que bom que o post te ajudou! E ah, tem horas que a gente não consegue dizer, só sentir mesmo hehe

      Excluir
  9. Ai que texto lindo <3 São coisas que hoje eu sei e que fico triste pela eu da 5° série não ter conhecimento sobre :( A autoestima é muito importante na vida de qualquer um, e todos deveriam aprender a conviver com ela.

    Midria, eu acho que Comer, Rezar, Amar tem muita coisa a ver com você! Sério, as críticas não são NAAAADA do que o livro representa. Eu também tava com um pé atrás mas ele me surpreendeu de uma forma maravilhosa <3 E tem muita coisa sobre Ioga, que eu sei que tu ama, e umas metáforas lindas. Fora que a história é ótima! E qualquer dia mostro meus livros no blog HAUAHAU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Plum ♥ Olha, podexa que no futuro (se os Lordes do Tempo quiserem) inventarão a máquina do tempo e eu mandarei o link desse post pra sua eu da 5° série! E sobre Comer, Rezar, Amar: agora que eu dou uma chance pra ele mesmo ♥ Aguardando post sobre seus livros!

      Excluir
  10. Vi um vídeo que um homem falava sobre todas as mulheres do mundo. O quanto cada uma era linda, poderosa, inteligente, guerreira... Aquele vídeo foi inspirador deeeemais pra mim, mas infelizmente não lembro o nome :(
    Enfim, não sou a melhor amiga da autoestima, mas também não somos inimigas! Tento me arrumar o máximo que posso pra me sentir bem. E sim, é só fazer uma maquiagem, arrumar o cabelo, colocar uma roupa legal que você se sentirá bem melhor... Somos todas lindas aos olhos de Deus, e Ele ama a todos nós, mesmo sendo pecadores ou não!
    Texto inspirador! Amei <3

    Beijos!
    Senhorita Imperfeita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Karla :( Bom, caso lembre o nome desse vídeo maravilhoso me mande, viu?! E acho muito legal se arrumar pra se sentir bem (mas sem fazer disso uma dependência ou por imposição). Obrigada ♥

      Excluir
  11. Acho que essa é uma das piores fases. Também já me senti muito insegura, queria mudar e fazer de tudo pra conviver melhor com as pessoas. Mas depois eu fui ver que o problema não era eu, e sim de quem eu era amiga.

    Faço vários textos no meu blog, passa lá uma hora dessas!

    Um beijo!

    http://edepoisdesonhar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Insegurança reina mesmo na adolescência hehe E você fez certinho em não mudar para agradar as pessoas, e sim mudar as pessoas por quem te aceita do jeito que você é ♥ Passarei no seu blog sim!

      Excluir
  12. As dicas são ótimas, concordo com todas ^-^
    Adorei a postagem!
    luisadub.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Essas dicas são muito importantes! Você está certinha!
    Amei tudo!
    Beijos e fique com Deus!
    Batom de Framboesa

    ResponderExcluir
  14. Eu afastei da minha vida muito tempo pessoas que me faz mal, sempre acabo me afastando de pessoas negativas. Acho que nós temos que aceitar quem somos. Eu concordo acho que o melhor de tudo é se arrumar pra nós mesma.
    Beijinhos!
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
  15. Midria, você é tão sábia, sério acho tão ótimo que você só tem 15 anos e já pensa desse jeito. Quem me dera se eu pensasse assim quando tinha essa idade, ou até com a idade que estou. Tenho problemas com a minha auto confiança, desde pequena. Já que era ruiva de cabelo cacheado e alta você imagina né? Acredita que na sexta série eu também forçava amizade? Tinha uma matéria em que eu não conhecia ninguém e não tinha ninguém com quem fazer os trabalhos em dupla então eu sempre forçava alguém a fazer comigo, muito ridículo isso. Também fazia química direto no meu cabelo quando era mais nova, e sonhava em tingir o meu cabelo (sorte que minha mãe não deixou), hoje em dia já aceito mas foi difícil chegar até esse ponto. Já li isso de falar para si mesma que 'você é perfeita do jeito que é' e etc. na frente do espelho,mas eu não consigo :c me sinto estranha fazendo isso, mas acredito que deve ajudar. Enfim, adorei demais as dicas Midria, até coloquei no meu post 'Links of the Week' :3 Beijo www.infectedbyculture.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Gabi, fico lisonjeada ♥ Eu até acho que demorei pra ter esse tipo de pensamento! Fico triste de saber que você tenha tido esses problemas todos :( Mas ao mesmo tempo espero que isso melhore! Você é linda (seu cabelo, a cor, cachinhos, muito amor - bobo quem te botava pra baixo por conta dele!). E se você se sente estranha dizendo que é linda pra si mesma, eu digo: VOCÊ É LINDA GABI! Enfim hehe Conferirei o 'Links of the Week', obrigada pela indicação ♥

      Excluir
  16. Eu nunca tive grandes problemas com a minha auto estima. Como eu sempre li muito, aqueles livros de menininha tipo Meg Cabot ajuda a gente a segurar a onda e perceber que não adianta ficar brigando com o corpo, porque isso só faz a gente se sentir mal. (acho que ler esses livros são uma boa). Seu post deve ter ajudado muita menina por aí, parabéns!

    Beijo, Érica
    http://demasiadaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Érica, que legal a leitura ter te ajudado com isso! Também acho que livros do gênero são uma dica válida para melhorar nossa autoestima ♥ E obrigada ♥

      Excluir
  17. Boas dicas, gostei do post :)
    Seguindo seu blog
    http://www.lenouveaugrunge.com/

    ResponderExcluir