10 janeiro 2015

Resenha: Carnaval, Luiza Trigo

6 comentários

I'M BACK BABES 

E depois de muitos livros lidos sem resenha aqui no blog, decidi desenterrar as resenhas e tentar resenhar todos aqueles que eu ler a partir de agora em 2015! Hoje, venho com a resenha da segunda leitura desse ano (a primeira ganhará resenha mais para frente, num especial). O livro da vez é Carnaval, da Luiza Trigo. 

Conheci esse livro por conta da mais recente publicação da Luiza (Meus 15 Anos), que me interessei por ler, mas acabei achando infantil demais - pareço A anciã falando, mas pesquisando sobre a história achei ser mais infanto-juvenil do que jovem adulto, e como meu público é o segundo hehe De qualquer maneira, na época eu estava a procura de autores nacionais, e descobri que Meus 15 Anos não era o único livro da Luiza, então Carnaval entrou na minha lista de leituras (e já foi citado aqui no blog numa lista de apostas de livros de autoras nacionais).

sinopse

A sinopse está bem resumida ai, então vamos dar uma prolongada. Por conta do namoro frustrado, a carioca Gabi, decide visitar suas primas que moram no Recife e passar o carnaval por lá. Mas quando chega lá, no meio de toda a folia acaba tendo rolos com alguns garotos. E em suma o livro é um romance (um romance super verão). E bom, não posso dizer muito mais sobre o livro além disso  se não estragaria a leitura de vocês (entendam abaixo).


"hora da verdade"

Agora a minha opinião. Eu sinceramente não tenho muito a dizer sobre esse livro. E o motivo disso é ao mesmo tempo o ponto mais positivo e negativo dele todo. No caso, seu tamanho. Quando desembrulhei ele de presente, fiquei boquiaberta com o tamanhozinho. Mas já era de se esperar (eu não esperava porque não sabia muito do livro hahaha), mas né, são 152 páginazinhas. Esse é o ponto mais positivo porque na minha opinião o livro é obviamente um livro de verão, sobre um amor de verão, sobre uma aventura de carnaval. Ou seja, esse tipo de coisa passa rápido. MAS, também achei isso negativo. Porque senti falta de uma profundidade maior nos relacionamentos, na trama, nos personagens. Também de detalhes, acho que a história poderia ter esse ar de verão e ainda assim render mais. E também fiquei com um ponto de interrogação em relação ao final (TIA LULY, DESCE A CONTINUAÇÃO). Além disso, só tenho outras duas as coisas a comentar. (1) achei interessante, a semelhança entre a personagem principal Gabi, e a autora Luly. Os gostos e tudo mais são descritos como os mesmos no livro e na última orelha. E (2) algo muito positivo, que foram as referências a cultura brasileira. Luly colocou referências literárias e musicais. Também colocou cinematográficas e de alguns artistas internacionais.

informações basiquinhas

Para vocês não fazerem como eu e lerem o livro sem saber do que se trata direito hehe O preço citado na foto é da Cia. dos Livros: aqui. E não só em relação a parte técnica, mas em relação ao livro em si também. Acho legal ter em mente que é um livro rapidíssimo, tão breve quanto a brisa de verão que você pega na cara quando coloca a cabeça para fora da janela do carro no meio da estrada. E enfim, é um romance/amorzinho/aventura de carnaval. E se você não é dado a carnaval, enquanto todo mundo curte o "a pipa do vovô não sobe mais", você pode ler Carnaval e curtir a leitura no meio do Bloco Do Eu Sozinho (CD amor do Los Hermanos, ouçam, ouçam e ouçam: aqui). O que acharam da resenha? Aceito sugestões de melhorias para as próximas (e de livros)! Se já leram Carnaval comentem! E caso venham a ler depois desse post, voltem aqui para contar o que acharam!

6 comentários:

  1. Essa autora tava divulgando Carnaval na Bienal aqui em Salvador, mas nem dei muita importância :( Me arrependo!! Amei a resenha, muito bem escrita. :) O livro parece ser bem divertido, e tô em falta de livros divertidos pro verão KSHJSD tô lendo coisas mais trágicas em pleno sol escaldante :/ Faça mais resenhas, Midriaaa! E acho que tu ficaria ótima em um canal do youtube!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Plum :( Numa próxima você da um oizinho pra ela por mim hehe Obrigada! E olha, troque os livros trágicos por essa brisa de verão haha (eu particularmente gosto de misturar a época/clima que estou vivendo com minhas leituras, se você também for assim é uma boa!). E podexa que eu farei mais resenhas sim! segredinho: tô pensando em começar o canal do blog ♥

      Excluir
  2. Eu vi a autora desse livro pessoalmente e ela é tão linda *----* Fiquei querendo ler o livro só por causa dela!

    http://sweetpoisonteen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro, mas parece ser bom. Adorei a resenha, ficou super bem escrita, você devia postar mais resenhas no blog! Eu com certeza iria ler todas, haha.
    Beijos ~
    butter-tea.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gabi! :D Trarei mais resenhas sim, podexa ♥

      Excluir