24 janeiro 2015

Resenha: De Volta aos Sonhos, Bruna Vieira, Série meu primeiro blog Vol. 2

7 comentários

Mais resenha (eeeee), dessa vez falarei sobre o livro De Volta aos Sonhos da blogueira Bruna Vieira. Mas antes de falar sobre esse livro, falarei sobre o antecessor a ele. Já que ele faz parte de uma série (Meu Primeiro Blog). Esse é o segundo volume, então vai ai uma (nada) breve introdução do primeiro livro - que nos apresenta á história.

Em De Volta aos Quinze (volume 1 da série) conhecemos Anita, uma mulher de 30 anos que é do interior de Minas Gerais, mas vive em São Paulo. Embora esteja numa cidade cheia de oportunidades como São Paulo, Anita não tem a vida que imaginava que teria. Trabalha com algo que não gosta, seus relacionamentos amorosos sempre fracassam e sua vida num geral é instável e ruim. Um dia, ela acessa o blog que matinha quando tinha quinze anos. E por um motivo desconhecido volta para o corpo dela mesma aos quinze. Em viagens no tempo que acontecem a cada vez que ela acessa esse blog, ela tem a chance de mudar o rumo da própria vida e tomar decisões diferentes das que a levaram a ter a vida atual.

Resumidamente é isso que acontece em De Volta aos Quinze. Ela descobre as viagens no tempo pelo blog, e isso obviamente afeta a vida dela no presente já que ela se envolve em dramas passados que tiveram impacto sobre a própria vida, ao mesmo tempo vai levando a vida atual e seu problemas. Digamos que eu tenha tido uma relação de amor e ódio com esse primeiro livro. E os motivos são: (primeiramente) a imaturidade da personagem principal. Ela é extremamente infantil para uma mulher de 30 anos e parece realmente incorporar seus quinze anos quando volta para o passado. (segundamente) As muitas referências á autora Bruna Vieira, tanto na personagem quanto na história: Anita parece mais um Alter Ego dela mesma (referências são legais, mas em excesso cansa e parece narcisismo: 1. a moça é do interior de Minas, 2. veio morar em São Paulo, 3. usava óculos, 4. fez curso técnico, 5. tem gata preta, 6. gosto pela fotografia...). E também outras semelhanças que me encabularam. No caso semelhanças do livro com uma série. A série em questão é Being Erica, que a própria Bruna indicou em seu blog. Listei o que as histórias têm em comum, que eu me lembre:
  • Ambas são fracassadas na vida de muitas maneiras
  • Erica tem 32 anos e Anita 30, aqui no Brasil, a idade de "mocinha" são os 15 (metade de 30), enquanto lá fora são os 16 (metade da idade da Erica, 32)
  • As duas se interessam amorosamente por seus melhores amigos
  • Viajam no tempo
  • Têm arrependimentos passados
  • As irmãs das duas são mais bem sucedidas que elas
  • Se relacionam melhor com o pai do que com a mãe
  • Revêm um familiar que já morreu quando vão para o passado (Erica = irmão, Anita = pai)
  • Mudam de carreira (odiavam o emprego que tinham)
  • Têm conflito relacionamento versus carreira 

E são essas as semelhanças das quais eu me lembro. *Isso é só um comentário, caso queiram assistir a série para perceberem a igualdade, já postei sobre ela aqui e tem playlist no Youtube com todos os episódios aqui.(terceira e ultimamente) O ponto positivo e que me fez pesar na balança amor-ódio: o efeito fangirl que ele causou em mim. Sabe quando você assiste uma novela, torce e shippa fortemente um casal? Tanto que só acaba acompanhando a história por conta disso? Meu caso com esse livro. Me senti a garotinha de treze anos apaixonada o lendo.

combino esmalte com capa do livro que tô lendo porque sim

Agora vamos ao segundo volume, De Volta aos Sonhos. Nesse livro ponte/continuação o tema retratado é o impasse ao qual Anita chegará: sua vida amorosa versus sua carreira profissional. Dando um spoiler básico do primeiro livro, o casal da história é formado por Anita e Henrique (seu melhor amigo). E aqui ela se deparará com uma situação de conflito entre o amor pelo melhor amigo e a carreira na fotografia.

muito fotografável

Agora vamos a minha opinião: eu confesso que criei expectativas bem grandes para esse livro. Esperava em especial mais maturidade da Anita. E em relação a isso eu não me decepcionei! Em um momento x ela mostrou uma maturidade que eu não imaginava que ela tivesse (ainda que de um jeito meio torto), mas foi mais madura que no primeiro livro. Agora em relação a criatividade da Bruna eu não posso dizer o mesmo. O livro tem 205 páginas, mas como a folha usada é grossa, temos aquela impressão de "sustância". O que na realidade não rola. Ele é curto, fala sobre pouca coisa mas não aparenta. Posso resumir o que acontece nele em hashtags como a galera costuma fazer no Instagram: #paris #henrique #trabalho #musica #tretas #newyork. É isso gente

quenhe bruna vieira na fila do pão

"Midrão, indica o livro ou não?" Sinceramente não consigo formar uma opinião sobre livros que fazem parte de séries. Até que eu leia todos não me sinto apta a indicar ou não. Mas em relação a Meu Primeiro Blog eu diria que o primeiro livro é empolgante, da vontade de continuar enquanto esse foi uma pisada no freio. Pouco acontece, então estou no aguardo pelo desfecho com o terceiro e último livro (não é série dona Gutenberg, é trilogia!) para dar uma opinião mais clara sobre ele. De qualquer maneira, se você acompanha a Bruna, o Depois dos Quinze e gosta do universo dela (viagens, fotografia e tudo o mais) é uma boa. Mas não é aquele livro que eu indicaria como um "talento da nova literatura nacional". É algo romântico demais, adolescente demais. As vezes tem situações bem wtf?, e acho que casaria mais como um filme do que livro. Faltou profundidade e ser menos High School.



Por fim, uma coisa que eu AMEI no livro foram os aspectos gráficos. É tudo muito lindo, feito com cuidado, e eu arriscaria maravilhoso se a história não deixasse tanto a desejar. Mas no quesito aparência a editora Gutenberg merece palminhas. Á propósito, o trabalho de divulgação foi outro muito bem feito. Até música e blog da Anita tem.

Informações Úteis
Livro: De Volta aos Sonhos Autora: Bruna Vieira
Ano: 2014 Páginas: 205 Editora: Gutenberg
Gênero: Romace ISBN: 9788582351857
Melhor Preço: 16,75 Classificação:

E essa é a resenha do livro De Volta aos Sonhos. E vocês, já leram os livros dessa série ou os outros livros (de crônicas) da Bruna? O que acharam deles? Comentem ai embaixo se têm uma opinião diferente ou igual a minha, e caso venham a ler De Volta aos Sonhos depois desse post venham comentar o que acharam! (ps: curtiram as fotos?)

7 comentários:

  1. Eaí, Midria?! ;D

    Eu confesso que acompanho e até admiro a Bruna Vieira, mas não leria um livro dela hauahuauha eu não faço o tipo romântica, que adora histórias teen, então nunca tive nenhuma vontade de ler os livros dela. E essa sua resenha me deixou com bem menos vontade ainda hauahuuha

    Beijos! Oh My Feels!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oe Chii ♥ Olha, se mesmo acompanhando a Bruna você não se interessou não tem jeito hehe É bem menininha mesmo, se não faz seu tipo não se force a ler ;D

      Excluir
  2. A capas desse livro é muito linda, não li nenhum livro da Bruna, morro de vontade de ler, já estão até na minha lista de livros, mas até eu conseguir comprar hehe Adorei a resenha!!
    Beijos ♥

    http://diadezdejulho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida as capas são lindas ♥ (são carinhos mesmo hehe). Obrigada!

      Excluir
  3. Já tem um bom tempo que eu li esse livro e nunca vi que parecia um pouco com essa serie.
    Gostei bastante dos dois livros,no 1 a emoção é maior,ai chega no 2 para de uma vez,como você disse,ela age como uma adolescente,eu achei isso.Mas a forma que a Bruna escreveu foi diferente,conversas de whatsapp e facebook,coisas do nosso cotidiano.
    Gostei muito do seu ponto de vista sobre o livro,as imagens ficaram lindas.
    Beijos
    Ariih { diario-de-uma-adolencencia.blogspot.com }

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu demorei um pouco pra perceber a semelhança também! Concordo com os sentimentos em relação a cada livro. E sobre as mensagens e tudo mais eu também achei uma ótima ♥ Obrigada :DD

      Excluir
  4. Amei esse livro , mas esse final me deixou um pouco confusa , pois ( com spoiler , SE NÃO LEU POR FAVOR NÃO LEIA O RESTO ) a Pietra não é a filha do amigo do pai dela ? Então , é meio estranho ter o post como rascunho no blog dela , e vc oq acha??/

    ResponderExcluir